4)
Leia o texto a seguir.
Como sabemos, o capitalismo é, para Weber, a forma mais elevada de racionalização. Numa sociedade capitalista-racional burocrática, os indivíduos distinguem-se pelas suas qualificações (havendo necessidade de funcionários especializados, profissionalmente mais informados): a educação é o elemento que contribui para a seleção social, é um dos recursos possíveis para se manter ou melhorar o status (e quanto mais reduzido for o grupo, maior o prestígio social dos seus membros). Também para Weber, tal como para Durkheim, a educação é um processo de socialização permanente, constante (que, para além da escola, se consubstancia igualmente na família), de reprodução e manutenção social (LOPES, 2012).
Com base na perspectiva weberiana sobre a relação entre a escola e a vida moderna, analise as afirmações que seguem.
I. Na perspectiva weberiana a escola, assim como outras instituições sociais, foi fortemente influenciada pelo processo de racionalização do mundo.
II. Com o desenvolvimento do capitalismo industrial e das cidades, os objetivos da instituição escolar passaram a ser formar indivíduos cada vez mais especializados.
III. Com as transformações do mundo moderno, a construção da subjetividade dos indivíduos e a criatividade passaram a ser estimuladas cada vez mais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
Alternativas:
a)
Somente a afirmativa I é correta.
b)
Somente a afirmativa II é correta.
c)
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Alternativa assinalada
d)
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
e)
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
5)
Leia o trecho a seguir.
A tarefa do professor seria, então, servir os seus alunos apenas com o seu conhecimento e com sua experiência e não impor-lhes suas opiniões políticas pessoais. O profeta e o demagogo não pertencem à cátedra acadêmica. Mas, quando o professor julga não poder renunciar às avaliações práticas, então que as assinale claramente como tais a seus alunos e, acima de tudo, a si próprio. Ou seja, que distinga com o máximo rigor entre os enunciados que exprimem um conhecimento empírico e os que exprimem juízos de valor, pois sempre que o homem de ciência introduz seu julgamento pessoal de valor, cessa a plena compreensão dos fatos (CARVALHO, 2010).
A partir da visão de Weber sobre a atividade docente, complete as lacunas a seguir.
Para Weber o professor deve prezar pela __________ dos alunos, selecionando conteúdos que estimulem a reflexão sobre a realidade social. Ao mesmo tempo, o docente deve deixar seu _____________ destinado à outras esferas sociais, pois a sala de aula tem como base o ____________ e não as apreciações pessoais.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)
avaliação - juízo de valor - conhecimento empírico.
Alternativa assinalada
b)
avaliação - conhecimento empírico - juízo de valor.
c)
autonomia - juízo de valor - conhecimento empírico.
d)
autonomia - conhecimento empírico - juízo de valor.
e)
disciplinarização - juízo de valor - conhecimento empírico.
Soluções para a tarefa
Olá! Espero ajudar!
I. Na perspectiva weberiana a escola, assim como outras instituições sociais, foi fortemente influenciada pelo processo de racionalização do mundo. Correta. Segundo Weber, a racionalização modifica e define os métodos de ensino.
II. Com o desenvolvimento do capitalismo industrial e das cidades, os objetivos da instituição escolar passaram a ser formar indivíduos cada vez mais especializados. Correta. A partir do momento que a demanda por trabalhadores cada vez mais especializados cresceu, a educação começou a ser considerada como uma possibilidade de obtenção de prestígio e ascenção social.
III. Com as transformações do mundo moderno, a construção da subjetividade dos indivíduos e a criatividade passaram a ser estimuladas cada vez mais. Falsa. Para Weber, a educação deixou de se ocupar da formação do homem, para desenvolver nele uma racionalidade técnica, ou seja a função maior da educação seria de disponibilizar conteúdos voltados para o treinamento de indivíduos.
Questão 5
Letra c - Autonomia, juizo de valor, conhecimento empírico.
4 é a letra d 5 e a letra c