Quantos pronomes existem quais são eles e para que eles servem??
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pronomes de tratamento, pronomes relativos, pronomes pessoais, pronomes possessivos, pronomes indefinidos, pronomes interrogativos e pronomes oblíquos
Explicação:
Pronomes de tratamento
Os pronomes de tratamento indicam o tratamento formal ou informal: Você, Vossa Excelência, Vossa Majestade...
Pronomes relativos
Pronomes relativos são aqueles que se referem a um termo mencionado anteriormente: cujo, o qual, as quais, quem... Estabelecem uma relação entre aquilo a que se referem e a afirmação que vai ser feita a seu respeito.
Pronomes pessoais
Os pronomes pessoais representam as pessoas do discurso (primeira, segunda ou terceira): eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas.
Também são pronomes pessoais as formas que servem de complementos (me, mim, comigo, nos, conosco; te, ti, contigo, vos, convosco; o, a, lhe, se, si, consigo, os, as, lhes).
Os pronomes pessoais ainda são divididos em: pronomes pessoais retos (quando exercem a função de sujeito); e pronomes pessoais oblíquos (quando substituem o substantivo e complementam os verbos).
Pronomes demonstrativos
Pronomes demonstrativos indicam a posição de algo, situando no espaço e tempo: este, isso, aquilo... Estes pronomes estabelecem uma relação entre o que representa ou determina e os três âmbitos do discurso: este, essa, aquele, etc.
Pronomes possessivos
Pronomes possessivos exprimem a noção de posse de algo: meu, teu, sua, vosso... Indica aquele a quem pertence aquilo que é referido no discurso.
Pronomes indefinidos
Pronomes indefinidos indicam a quantidade do que representa de modo vago ou impreciso: ninguém, alguém, qualquer...
Pronomes interrogativos
Pronome interrogativos servem para formular uma interrogação. Normalmente se trata de um pronome relativo usado para interrogar: quem, que, qual...
Pronomes oblíquos
Os pronomes oblíquos atuam como complemento direto ou indireto: me, te, lhe, se, mim, ti...
Espero ter ajudado.
Resposta:
Eu
Tu
Ele(a)
Nós
Vós
Eles,elas
Sua função é substituir um nome próprio ou substantivo. O que os diferencia dos pronomes do sujeito, outro tipo de pronome pessoal, é a posição que ocupam na frase. ... Os pronomes do objeto ocupam a mesma posição: sempre depois do verbo central da frase.