Quantos partidos eram permitidos funcionar nos regimes fascistas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apenas dois partidos no regime militar
De 1966 a 1979 a legislação partidária no Brasil permitiu a existência de apenas dois partidos: Arena e MDB. A Arena congregava as forças que apoiavam o regime militar, reunindo políticos que antes estavam na UDN e PSD, enquanto o MDB era o partido de oposição ao governo, com representantes da esquerda, do antigo PTB e da ala mais progressista do PSD.
Durante o regime militar, integrantes de partidos proibidos por lei, como o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), entre outros, também utilizaram o MDB como forma de protesto institucional contra o regime. Por conta do caráter bipartidarista do regime, tanto o MDB como a Arena congregavam políticos com diferentes origens e projetos.
Ao perceberem que a existência de somente dois partidos acabava dando um caráter plebiscitário às eleições, pois votar em uma ou outra agremiação significava aprovar ou não o governo, os militares modificaram novamente o sistema partidário em 1979, permitindo a criação de outros partidos e extinguindo Arena e MDB. A maioria dos atuais partidos tem origem nesse processo de abertura no início dos anos 80.
Explicação:
espero ter ajudado <3