Química, perguntado por camalta19, 7 meses atrás

Quantos e quais são os tipos de máquinas simples?

Soluções para a tarefa

Respondido por evelyndoss4ntos
1

Resposta: 6 Tipos de máquinas simples

1- Máquinas simples – Alavanca

(geralmente uma barra de algum tipo) e um fulcro (ou pivô). A aplicação de uma força a uma extremidade do objeto rígido faz com que ela gire em torno do fulcro, causando uma ampliação da força em outro ponto ao longo do objeto rígido.  

Existem três classes de alavancas, dependendo de onde a força de entrada, a força de saída e o fulcro estão em relação um ao outro. Bastões de baseball, gangorras, carrinhos de mão e alavancas são tipos de alavancas.

 

2. Máquinas simples – Roda e Eixo

Uma roda é um dispositivo circular preso a uma barra rígida no centro. Uma força aplicada à roda faz com que o eixo gire, o que pode ser usado para aumentar a força (por exemplo, com um cabo de corda ao redor do eixo).  

Como alternativa, uma força aplicada para fornecer rotação no eixo se traduz em rotação da roda. Pode ser visto como um tipo de alavanca que gira em torno de um fulcro central. As rodas-gigantes, os pneus e os pinos rolantes são exemplos de rodas e eixos.

3. Máquinas simples – Plano inclinado

Um plano inclinado é uma superfície plana ajustada em um ângulo para outra superfície. Isso resulta em fazer a mesma quantidade de trabalho aplicando a força em uma distância maior.  

O plano inclinado mais básico é uma rampa; requer menos força para subir uma rampa até uma elevação maior do que subir até essa altura verticalmente. A cunha é geralmente considerada um tipo específico de plano inclinado.

4. Máquinas simples – Cunha

Uma cunha é um plano de dupla inclinação (ambos os lados são inclinados) que se move para exercer uma força ao longo dos comprimentos dos lados.  

A força é perpendicular às superfícies inclinadas, por isso empurra dois objetos (ou partes de um único objeto) separados. Eixos, facas e formões são todos cunhas. A “cunha da porta” comum usa a força nas superfícies para fornecer atrito, em vez de coisas separadas, mas ainda é fundamentalmente uma cunha.

5. Parafuso

Um parafuso é um eixo que possui uma ranhura inclinada ao longo de sua superfície. Girando o parafuso (aplicando um torque ), a força é aplicada perpendicularmente ao sulco, traduzindo assim uma força de rotação em uma linear.  

É freqüentemente usado para prender objetos juntos (como fazem os ferrolhos e parafusos), embora os babilônios tenham desenvolvido um “parafuso” que poderia elevar a água de um corpo baixo para um mais alto (que mais tarde veio a ser conhecido como parafuso de Arquimedes). ).

6. Polia

Uma polia é uma roda com uma ranhura ao longo de sua borda, onde uma corda ou cabo pode ser colocado. Ele usa o princípio de aplicar força a uma distância maior, e também a tensão na corda ou cabo, para reduzir a magnitude da força necessária.  

Sistemas complexos de polias podem ser usados ​​para reduzir muito a força que deve ser aplicada inicialmente para mover um objeto.

Perguntas interessantes