quanto vale o algarismo 2?
Soluções para a tarefa
Melhor resposta:
vale II
Explicação passo-a-passo:
Depende. Há formas diferentes para olhar para os algarismos. Podemos nos referir a seu valor absoluto ou a seu valor posicional.
VALOR ABSOLUTO
O valor absoluto de um algarismo não está associado à posição em que ele se encontra no número, isto é, não depende da posição que ele ocupa, pois representa sua própria quantidade.
Veja os exemplos:
Exemplo 1 – No número 1263, o algarismo 2 possui valor absoluto 2 assim como o algarismo 6 possui valor absoluto 6.
Exemplo 2 – No número 24, o algarismo 2 possui valor absoluto 2 e o algarismo 4 possui valor absoluto 4.
Observe que analisar o valor absoluto de um algarismo é equivalente a olhar de maneira isolada para ele, ou seja, não levamos em consideração nem classe nem ordem.
VALOR RELATIVO OU VALOR POSICIONAL
O valor relativo de um algarismo dependerá da posição em que ele se encontra, ou seja, da sua ordem. Por esse motivo, valor relativo é chamado também de valor posicional.
Veja os exemplos:
Exemplo 3 – No número 1263, observe que o algarismo 2 é de terceira ordem, ou seja, a ordem das centenas, portanto, o valor relativo ou posicional do algarismo é 200. Já o algarismo 6 ocupa a ordem das dezenas e, portanto, o seu valor relativo é 60.
Exemplo 4 – No número 9826 o algarismo 2 ocupa a 2º ordem, isto é, a casa das dezenas. Assim, seu valor relativo é 20.
VAMOS PENSAR....
Vamos agora comparar o 12 com o 21. Nessa comparação, serão ressaltadas as suas semelhanças e diferenças.
Comparando 12 com 21:
As semelhanças são:
→ o número 12 (doze) possui dois algarismos, assim como o número 21 (vinte e um),
→ em ambos, os algarismos são 1 e 2.
A diferença entre 12 e 21 é justamente o valor que cada um desses números representa. Mesmo possuindo a mesma quantidade de algarismos, os números são diferentes. Isso acontece por causa do valor posicional de cada algarismo.
Veja:
12 → O algarismo 2 está na unidade simples; e o algarismo 1 está na dezena simples. Isso significa que temos: 1 dezena mais 2 unidades:
1 dezena + 2 unidades = 10 unidades + 2 unidades = 12 unidades.
21 → O algarismo 2 está na dezena simples; e o algarismo 1 está na unidade simples. Isso significa que temos: 2 dezenas mais 1 unidade:
2 dezenas + 1 unidade = 20 unidades + 1 unidade = 21
Uma ferramenta muito útil para estudar o valor posicional dos algarismos dentro de um número é decompô-lo utilizando o famoso Quadro Valor de Lugar (QVL).
O QVL nos mostra de forma organizada as várias ordens e classes existentes para os números, facilitando assim vermos quanto cada algarismo vale dentro do número conforme a posição que ocupa. Isso nos ajuda a aprendermos a ler o número completo da maneira correta.
Segue um exemplo completo na imagem abaixo.
Percebeu? Bons estudos para você. ^^)