Quanto às manifestações de violência sexual cometidas contra a criança e o adolescente, aponte a única alternativa INCORRETA. Escolha uma: a. O abuso sexual intrafamiliar é assim considerado quando a agressão ocorre dentro da família, ou seja, a vítima e o agressor possuem alguma relação de parentesco. b. A exploração sexual caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. Nesse caso, pode haver a participação de um agente entre a criança ou adolescente e o usuário ou cliente. É por isso que se diz que a criança ou adolescente foi explorada, e nunca prostituída, pois ela é vítima de um sistema de exploração de sua sexualidade. c. Exploração sexual no contexto do turismo somente se caracteriza se houver uma rede de exploradores que envolvam desde a compra do pacote de turismo incluindo a disponibilização de criança ou adolescente para fins sexuais.
Soluções para a tarefa
A alternativa B está correta.
A cultura do assédio está ligada a fatores históricos, onde a supremacia do homem sobre a mulher, a colocou como um ser inferior, o que fere os direitos humanos em primeiro lugar, que devem buscam atuar como uma instituição de respaldo para os indivíduos que são vítimas do sistema falho social e criminal em nosso país, neste caso da violência contra a mulher, o assédio, o feminicídio etc.
Dentre as características do movimento feminista que buscam quebrar a cultura do assédio, temos:
A busca por igualdade sem distinção de gênero;
O Combate a violência contra a mulher no espaço social;
O Combate à violência contra a mulher no ambiente doméstico;
Resposta:
A alternativa C é a INCORRETA ( Exploração sexual no contexto do turismo somente se caracteriza se houver uma rede de exploradores que envolvam desde a compra do pacote de turismo incluindo a disponibilização de criança ou adolescente para fins sexuais). Assim, as demais alternativas estão corretas.
Explicação:
Para melhor compreender o tema é importante ler o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Sugestão: (http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/sedh/08_2013_pnevsca.pdf)