Quanto ao processo de decisão do comprador, as etapas são:
I. Detecção das necessidades
II. Procura por informações
III. Avaliação das alternativas
IV. Decisão de compra
V. Pós-compra
Sinalize as alternativas que são verdadeiras e falsas:
a V,V,V,V,V. (CORRETO)
JUSTIFICATIVA:Detecção das necessidades – com base na pirâmide de Maslow, a necessidade pode estar relacionada a aspectos físicos ou psicológicos. E estes podem ser estimulados por fatores internos e/ou externos. Como fator interno, por exemplo, imagine um dia muito quente no qual você se sente incomodado com o calor, e imediatamente pensa em alternativas – como um sorvete ou algum líquido gelado – para ajudá-lo a se refrescar. Por outro lado, o fator externo depende da ação de outras situações, por exemplo, ter vontade de comer um pãozinho quando sente o aroma ao passar na frente de uma padaria, ou ainda, criar situações que chame a atenção nas vitrinas com manequins vivos. Não será somente pelo olfato e visão, mas sim pelas necessidades que serão estimuladas externamente (CROCCO et al., 2010). Complementando esses fatores, podemos identificar necessidades com relação ao tempo, ou seja, o consumo é despertado o consumo quando o produto acaba; mudanças quando há alteração nos papéis sociais e/ou profissão, gerando novas necessidades; aquisição de um produto novo que gere a necessidade de adquirir outros que sejam complementares – ao comprar um fogão, necessitará de panelas, pegadores de panelas e outros utensílios; reposição de produtos, por exemplo, alimentos (LUDOVICO; SANTINI, 2013).
Procura por informações – a maneira para efetivar essa procura está relacionada às necessidades. Por exemplo, ao sentirmos fome buscaremos dados como locais que ofereçam alimentação (lanchonetes, food trucks, supermercados, entre outros) ou outros mecanismos como aplicativos que sinalizem opções a partir da sua localização, aplicativos de refeições delivery. Também pode-se procurar informações por meio propagandas, fontes empresariais, materiais promocionais, sites de busca, ou canais de defesa ao consumidor. O comprador pode realizar o levantamento das informações por meio de uma investigação costumeira, em que não há necessidade de informações novas, ou pela solução estendida, ou seja, uma investigação criteriosa e que demandará mais tempo – geralmente está relacionada a situações em que o risco é maior, por exemplo, aquisição de imóveis, carros e outros bens ou serviços. O levantamento limitado trata-se de um levantamento um pouco mais criterioso, não se estendendo por muito tempo, por exemplo, comprar uma cerveja artesanal para dar de presente a um amigo é específico e criterioso, mas não será complexo o processo de busca dessa informação. A outra maneira de levantar informação está relacionada ao envolvimento e à importância pessoal que o consumidor vincula aquisição e consumo sobre um produto ou serviço (CROCCO et al., 2010).
Avaliação das alternativas – neste ponto do processo de compra em que já houve a busca por preço, qualidade, características, entre outras, será feita a escolha das melhores alternativas pesquisadas, envolvendo refinamento da avaliação por localidade e os atributos do produto, como produtos de fabricação chinesa ou vinho francês, por exemplo (KOTLER; ARMSTRONG, 2007).
Decisão de compra – depois de ter detectado a necessidade, investigado sobre o produto ou serviço e avaliado as alternativas, chegamos ao momento da efetivação da compra, mas esse processo pode ser comprometido por algumas razões, entre as quais não encontrar o produto, ser mal-atendido ou até mesmo uma nova informação sobre o produto ou serviço. Essa compra pode ser planejada (quando se sabe exatamente a marca e o preço daquilo que pretende adquirir); parcialmente planejada (quando se sabe o preço do produto, mas a marca será decidida no ponto de venda); não planejada (quando a decisão acontece no ponto de venda) e a compra por impulso, que é a compra não planejada geralmente estimulada pela comunicação, como ambiência da loja, promoções, forma como os produtos são expostos (CROCCO et al., 2010).
b. F,F,V,V,F.
c. V,F,V,F,V.
d. F,F,F,F,F.
e. F,V,F,V,F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A letra a)
Explicação:
Respondido por
4
Resposta:
V,V,V,V,
Explicação:
Perguntas interessantes
Administração,
4 meses atrás
Biologia,
4 meses atrás
Informática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Informática,
4 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás