quanto a arte urbana chegou ao Brasil ?qual artista foi um primeiros a produzir
Soluções para a tarefa
Resposta:
Arte urbana, urbanografia ou street art é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se das manifestações de caráter institucional ou empresarial.
Alex e o Graffiti
Pioneiro na arte do grafite no Brasil, Alex usou outros suportes além dos muros urbanos; estampou camisetas, bottons e adesivos. Para ele, o grafite é a forma de comunicação que mais se aproxima do seu ideário de arte para todos. Provavelmente Alex Vallauri foi o primeiro grafiteiro no Brasil.
História do grafite no Brasil
A contracultura daquela época chegou a refletir no Brasil, trazendo resultados imediatos na música e no movimento tropicalista. Mas a periferia de São Paulo não demorou muito para seguir os passos das grandes metrópoles mundiais e também começou a usar o grafite como forma de expressar artisticamente suas opiniões contra outras as imposições culturais.
Tomando mais força no início da década de 1980, o grafite na capital paulista virou polêmica, sendo considerado vandalismo e pichação, ou admirados pelos urbanistas como arte e forma de expressão artística.
Um exemplo brasileiro de um dos grandes nomes dessa arte, como Basquiat e Keith Haring, é o italiano Alex Vallauri, que morreu jovem, aos 37 anos. O dia de sua morte, 27 de março, é a data em que é celebrado o Dia do Grafite no Brasil.
Grandes nomes do grafite no Brasil
O grafite brasileiro evoluiu muito de Vallauri para cá e, além de já ser considerado por cada vez mais pessoas como expressão da arte contemporânea, essa expressão já conta com grandes nomes nacionais expondo em grandes painéis ao redor do mundo.
Os gêmeos talvez sejam o maior expoente brasileiro do grafite e têm painéis expostos nas maiores cidades do mundo, incluindo a fachada do museu nacional de arte moderna do Reino Unido, o Tate Modern, obra de 2008.
Os irmãos Pandolfo ainda têm muito de sua arte pelas ruas de sua cidade natal, São Paulo, na região central, em muros na Liberdade e, recentemente, tiveram apagada com tinta cinza uma das maiores obras de grafite do mundo, que eram os murais da Av. 23 de maio.
Kobra é outro dos artistas mais famosos do Brasil na arte do grafite. Autor do maior mural grafitado do mundo — “Chocolate”, com 5.742 metros” — Eduardo Kobra também tem grande parte de suas obras espalhadas pelo mundo. Em contraponto ao estilo mais lúdico da dupla Osgemeos, Kobra usa o realismo carregado de cores como marca pessoal.
Em comum, os artistas brasileiros têm o fato de terem iniciado a escrever em muros como pichadores, ainda de forma clandestina. Hoje, eles conseguiram conquistar espaço nas capitais urbanas, sendo cada dia mais presente no cotidiano