História, perguntado por Thainalucena, 1 ano atrás

quantas pessoas falam atualmente línguas indígenas na América Latina e em quais países?


me ajudem pfv

Soluções para a tarefa

Respondido por biiapribeirooy8aph
13
As principais línguas indígenas da América Latina são o guarani, o aimara (aymara), o quechua (+quichua), o náhuatl e o maya. A quantidade de falantes é difícil de se assegurar, e os dados variam de fontes para outras. Pegamos os dados encontrados na Wikipedia.

• O guarani é a língua mais utilizada, com quase 8 milhões de pessoas que a falam principalmente no Paraguai, mas também no Brasil, Bolívia e Argentina. O povo guarani estende-se na margem do rio Paraná e do El Chaco.

• O quechua ou quichua é uma família de línguas originária dos andes centrais, que se estende pela parte ocidental da América do Sul através de sete países. É falada por mais de 10 milhões de pessoas divididas entre Bolívia, Peru, Equador, Argentina, Colômbia e Chile

• O aimara é a língua do povo indígena americano da região andina do lago Titicaca. A população falante do aimara ocupa o ocidente da Bolívia, o sul do Peru, o norte do Chile e o norte da Argentina (1,5 milhões de falantes).

• O náhuatl é uma língua asteca que é falada principalmente por nahuas no México e na América Central. Surgiu no século VII. Com 1,4 milhões de falantes no México, a maioria bilíngue com o espanhol. Seu uso estende-se desde o norte do México até a América Central.

• Línguas mayenses ou mayas, que têm múltiplas variantes. São línguas ameríndias derivadas do tronco mayense, que são faladas principalmente nos estados mexicanos peninsulares de Yucatán, Campeche e Quintana Roo, bem como em menor grau em Belize e no norte da Guatemala. É falada por cerca de 6 milhões de pessoas)

• O mapuche ou mapudungun (‘o falar da terra’), é o idioma dos mapuches, um povo ameríndio que habita o Chile e a Argentina (200.000 falantes).

• Guarani: É língua oficial no Paraguai, Bolívia, Corrientes (Argentina) É a primeira em sua categoria na América, que articulará a unificação dos critérios sobre o uso deste idioma nacional paraguaio junto ao espanhol. Atualmente 92% da população paraguaia utiliza tanto o castelhano como o guarani.

• Aimara (Aymara) O aimara é declarado idioma oficial na Bolívia pela Constituição de 2009. No Peru, o aimara também é língua oficial, de acordo com a constituição de 1993. No Chile, está especialmente protegido pela Lei Indígena Nº 19.253 de 1993.

• O Quechua foi declarado língua oficial no Peru em 1975. Ademais, no Peru criou-se a Academia Maior da língua Quechua em 1990, ainda que os estatutos não tenham sido aprovados até o ano 2009.
Respondido por Jsilva354sj
0

Resposta:

Explicação:

Com o término da II Guerra Mundial, em 1945, duas nações se consolidaram como as principais potências bélicas e econômicas mundiais: Estados Unidos da América, representante do sistema capitalista; e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), representante do comunismo.

Após a II Guerra Mundial ocorreu a bipolarização do mundo: capitalismo vs. comunismo, o que deu início à chamada Guerra Fria. A compreensão desse contexto histórico é fundamental para o claro entendimento da Guerra do Vietnã (1964 a 1975).

Perguntas interessantes