quantas etapas existem em uma respiração celular?quantas etapas explique cada uma delas
Soluções para a tarefa
A cadeia respiratória (também chamada de cadeia transportadora de elétrons ou fosforilação oxidativa), assunto deste post, é a fase final e mais rentável da respiração celular.
Você lembra que durante a glicólise e o ciclo de Krebs as reações de descarboxilação e desidrogenação da glicose geravam vários NADH e FADH2?
Pois então! Todas estas moléculas carregadoras de elétrons serão utilizadas nesta etapa da respiração celular e a energia contida nelas será transferida para moléculas de ATP, possibilitando o uso dessa energia pela célula.
A Cadeia Respiratória ocorre na Membrana Interna da Mitocôndria. Nesta membrana interna há várias proteínas transmembrana, um composto orgânico chamado de coenzima Q e várias proteínas com átomos de cobre ou ferro, que são chamadas de citocromos.
Todas estas proteínas formam um circuito que irá realizar as reações necessárias para que esta etapa da respiração celular ocorra. A cadeia respiratória irá ocorrer, portanto, na membrana interna da mitocôndria, que forma as cristas mitocondriais.
Veja na Figura 1: Fotomicrografia de mitocôndrias em células do músculo cardíaco feita com microscópio eletrônico de transmissão e coloridas artificialmente.