quantas e quais sao as faltas num torneio de xadrez?
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Xeque é o termo que usamos para dizer que o rei está sendo ameaçado por outra peça. Quando isso acontece, o jogador é OBRIGADO a proteger o seu rei, seja capturando a peça atacante, bloqueando seu caminho com uma de suas peças, ou mesmo fugindo com o rei para uma casa segura. Xeque mate é o termo que usamos para dizer que o rei está sendo ameaçado e não tem nenhuma forma legal para escapar do ataque. Tanto capturar, como bloquear ou fugir não são possíveis. Se isso acontecer, é declarado xeque mate e o jogo acaba.
DICA: O rei NUNCA pode ser capturado. Xeque mate NÃO significa capturar o rei. Mas e se o rei for capturado, o que acontece? Veremos melhor adiante.
TEMPO
O tempo é fator determinante no jogo de xadrez. Assim como na vida, temos um tempo limitado para pensar em qual movimento devemos fazer. Para marcar o tempo no xadrez, foi criado um relógio específico, contendo dois cronômetros que funcionam intercaladamente, ou seja, quando um está girando o outro deve obrigatoriamente estar parado. Dessa forma, quando é a minha vez de jogar, meu relógio está funcionando. Quando eu realizo meu lance, aciono meu relógio para colocar em funcionamento o relógio do meu adversário, e automaticamente parar o funcionamento do meu.
Portanto, cada jogador tem um tempo pré determinado para realizar TODOS os seus lances. O tempo varia de acordo com o tipo de campeonato. Mas em todos, quando seu tempo acaba, a vitória do seu adversário é declarada.
DICA: Quando seu tempo acaba, mas seu adversário não tem peças o suficiente para lhe dar xeque mate (somente o rei, por exemplo), o jogo termina EMPATADO.
LANCE ILEGAL
Quando cometemos um lance ilegal no xadrez, popularmente chamado de falta, uma punição é aplicada. Tal punição é padrão em todos os tipos de torneio, mas, dependendo do tempo do torneio, a quantidade de faltas que causam a derrota muda. Por exemplo, em um torneio blitz (5min de partida) ou rápido (menos de 60 min) uma única falta causa a derrota. Já nos torneios de xadrez Standard (+60min), duas faltas causam a derrota do seu adversário. Existem diversos tipos de faltas, mas vamos listar aqui as mais frequentes em torneios:
Não retirar o rei do xeque: Como vimos anteriormente, quando o rei está em xeque o jogador é OBRIGADO a proteger o rei, seja capturando, bloqueando ou fugindo. Quando isso não é feito, o jogador cometeu uma falta.
Expor o próprio rei ao xeque: Outra falta muito comum é quando o jogador move seu rei para uma casa atacada por uma peça inimiga. Isso também configura uma falta. Expor o rei ao xeque pode ser tanto movendo-o para uma casa atacada, como capturando uma peça protegida ou até mesmo quando se move uma peça cravada (que está bloqueando o xeque).
Movimentação ou captura da forma errada: Mover uma peça de forma errada ou realizar uma captura de forma errada também são consideradas faltas.
DICA: Para a falta ser considerada, o jogador deve esperar seu adversário acionar o relógio. Se o jogador realizar um lance ilegal, mas não acionar o relógio, ele ainda pode voltar e consertar esse lance.
EMPATE
Existem diversos modos diferentes de se empatar um jogo. Vamos explicar um pouco sobre cada uma dessas situações onde o jogo está empatado.
Insuficiência material: Quando ambos os jogadores não tem peças o suficiente para ganhar um jogo. Por exemplo: Rei contra rei, Rei e bispo contra rei ou Rei e cavalo contra rei.
Comum acordo: Acontece quando ambos os jogadores decidem pelo empate. Um dos resultados mais comuns em torneios de alto nível, pois percebem que irão jogar por horas e ninguém conseguirá ganhar o jogo.
Rei afogado: uma posição de afogado acontece quando um dos reis esta preso, ou seja, não tem nenhum lance possível que possa fazer, mas NÃO esta em xeque.
50 lances: Se durante uma partida os 50 últimos lances de cada jogador foram feitos sem que nenhuma peça fosse capturada ou que houvesse movimento de qualquer peão, o jogador pode reclamar o empate.
Repetição de posições: Um jogador pode reclamar o empate quando uma posição for repetida pela terceira vez em um jogo. Tanto as peças das brancas como das pretas devem ser estar na mesma posição, por três vezes.
DICA: O rei NUNCA pode ser capturado. Xeque mate NÃO significa capturar o rei. Mas e se o rei for capturado, o que acontece? Veremos melhor adiante.
TEMPO
O tempo é fator determinante no jogo de xadrez. Assim como na vida, temos um tempo limitado para pensar em qual movimento devemos fazer. Para marcar o tempo no xadrez, foi criado um relógio específico, contendo dois cronômetros que funcionam intercaladamente, ou seja, quando um está girando o outro deve obrigatoriamente estar parado. Dessa forma, quando é a minha vez de jogar, meu relógio está funcionando. Quando eu realizo meu lance, aciono meu relógio para colocar em funcionamento o relógio do meu adversário, e automaticamente parar o funcionamento do meu.
Portanto, cada jogador tem um tempo pré determinado para realizar TODOS os seus lances. O tempo varia de acordo com o tipo de campeonato. Mas em todos, quando seu tempo acaba, a vitória do seu adversário é declarada.
DICA: Quando seu tempo acaba, mas seu adversário não tem peças o suficiente para lhe dar xeque mate (somente o rei, por exemplo), o jogo termina EMPATADO.
LANCE ILEGAL
Quando cometemos um lance ilegal no xadrez, popularmente chamado de falta, uma punição é aplicada. Tal punição é padrão em todos os tipos de torneio, mas, dependendo do tempo do torneio, a quantidade de faltas que causam a derrota muda. Por exemplo, em um torneio blitz (5min de partida) ou rápido (menos de 60 min) uma única falta causa a derrota. Já nos torneios de xadrez Standard (+60min), duas faltas causam a derrota do seu adversário. Existem diversos tipos de faltas, mas vamos listar aqui as mais frequentes em torneios:
Não retirar o rei do xeque: Como vimos anteriormente, quando o rei está em xeque o jogador é OBRIGADO a proteger o rei, seja capturando, bloqueando ou fugindo. Quando isso não é feito, o jogador cometeu uma falta.
Expor o próprio rei ao xeque: Outra falta muito comum é quando o jogador move seu rei para uma casa atacada por uma peça inimiga. Isso também configura uma falta. Expor o rei ao xeque pode ser tanto movendo-o para uma casa atacada, como capturando uma peça protegida ou até mesmo quando se move uma peça cravada (que está bloqueando o xeque).
Movimentação ou captura da forma errada: Mover uma peça de forma errada ou realizar uma captura de forma errada também são consideradas faltas.
DICA: Para a falta ser considerada, o jogador deve esperar seu adversário acionar o relógio. Se o jogador realizar um lance ilegal, mas não acionar o relógio, ele ainda pode voltar e consertar esse lance.
EMPATE
Existem diversos modos diferentes de se empatar um jogo. Vamos explicar um pouco sobre cada uma dessas situações onde o jogo está empatado.
Insuficiência material: Quando ambos os jogadores não tem peças o suficiente para ganhar um jogo. Por exemplo: Rei contra rei, Rei e bispo contra rei ou Rei e cavalo contra rei.
Comum acordo: Acontece quando ambos os jogadores decidem pelo empate. Um dos resultados mais comuns em torneios de alto nível, pois percebem que irão jogar por horas e ninguém conseguirá ganhar o jogo.
Rei afogado: uma posição de afogado acontece quando um dos reis esta preso, ou seja, não tem nenhum lance possível que possa fazer, mas NÃO esta em xeque.
50 lances: Se durante uma partida os 50 últimos lances de cada jogador foram feitos sem que nenhuma peça fosse capturada ou que houvesse movimento de qualquer peão, o jogador pode reclamar o empate.
Repetição de posições: Um jogador pode reclamar o empate quando uma posição for repetida pela terceira vez em um jogo. Tanto as peças das brancas como das pretas devem ser estar na mesma posição, por três vezes.
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