Biologia, perguntado por MylenaAlbuquerque11, 1 ano atrás

Quando você observar semanbaias, qual é a fase do seu ciclo de vida com alternância de gerações que está observando ? Que diferença apresenta este ciclo com o ciclo das briofitas?

Soluções para a tarefa

Respondido por arllengatinho2011
24
A diferença é que nas briófitas a fase "dominante" (gametófito) produz gametas (n) que faram fecundação e originarão o esporófito , a fase não duradoura (2n) esta irá originar por meiose esporos (n) que germinarão e formarão novos gametófitos .Já nas ptridófitas a fase duradoura (esporófito) diploide , formará esporos haploides que originarão protalos , gametófitos haploides que formarão gametas os quais fecundar-se-ão e originarão um novo esporófito . Ou seja , nas pteridófiras a formação de gametas está ligada à fase não duradoura e sua alternância de geraçõe é marcada pela fase esporofítica (2n) e gametofítica (n) sendo representadas respectivamente pelo esporófito (planta em sí , vulgarmente chamada , ex: samambaias e avencas ) e pelo prótalo
Respondido por robertofilho1246
17

Resposta:

A fase dominante e que está sendo analisada na maior parte do tempo, é a fase assexuada, no modelo reprodutivo esporófito ou diplóide. A diferença com o ciclo das biófritas, é que o modelo diplóide é a parte que aparece em um curto espaço de tempo com difícil visualização e percepção, já nas pteridófitas, o modelo esporófito é o principal e mais duradouro.

Perguntas interessantes