Quando uma enfermeira coloca um termômetro clínico de mercúrio sob a língua de um paciente, por exemplo, ela sempre aguarda algum tempo antes de fazer a sua leitura. Esse intervalo de tempo é necessário. *
0 pontos
para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente.
para que o mercúrio, que é muito pesado, possa subir pelo tubo capilar.
para que o mercúrio passe pelo estrangulamento do tubo capilar.
devido à diferença entre os valores do calor específico do mercúrio e do corpo humano.
porque o coeficiente de dilatação do vidro é diferente do coeficiente de dilatação do mercúrio
Soluções para a tarefa
Resposta:
A medição de temperatura não é instantânea como outras medidas, portanto um termômetro que está em temperatura ambiente (pois está em equilíbrio térmico com o ambiente) quando é usado para medir outra temperatura tem que novamente entrar em equilíbrio com este corpo para que a medida esteja correta.
Este processo leva um certo tempo e é necessário para que haja transferência de calor do corpo mais quente para o corpo mais frio. Por isso, este tempo é necessário para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente.
Resposta: letra A
RESPOSTAS DO PET 2 2021 2ºANO
SEMANA 1 E 2 :}
SEMANA 1
1 - Em uma obra, um trabalhador golpeia uma lata de metal usando um martelo para esvaziá-la. Após o movimento, observa-se que a temperatura da lata se eleva bastante. Com suas palavras, justifique o aumento de temperatura da lata devido à movimentação das partículas com o martelo, lembre-se dos conceitos de temperatura e calor.
R: Pelo aumento das agitação das partículas, proporcionando assim uma maior temperatura. Logo, quando o trabalhador golpeia a lata, ele aumenta seu movimento molecular, assim aumentando a temperatura.
2- O calor é definido como uma energia térmica que flui entre os corpos. O fluxo de calor entre dois corpos em contato se deve, inicialmente, a:
b) as temperaturas dos corpos serem diferentes.
3- Transformando a temperatura de 25 °C para a escala Fahrenheit e, em seguida, convertendo-a para a escala Kelvin, quais as temperaturas registradas nas respectivas escalas?
c) 25 °C; 77 °F e 298 K.
4- Quando uma enfermeira coloca um termômetro clínico de mercúrio sob a língua de um paciente, por exemplo, ela sempre aguarda algum tempo antes de fazer a sua leitura. Esse intervalo de tempo é necessário:
a) Para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente.
5- Classifique as afirmações a seguir em V para VERDADEIRO e F para FALSO: a) ( ) A energia interna de um corpo pode aumentar sem que o corpo receba calor. b) ( ) Esfregando as duas mãos uma contra a outra, a temperatura das mãos aumenta devido ao atrito entre as superfícies. c) ( ) Podemos confiar somente em nosso tato para medir temperaturas. d) ( ) A temperatura de um corpo é a quantidade de calor que ele possui.
a) (F), (V), (F) e (V)
6- (Cescea-SP) Escolha a opção que completa corretamente as lacunas do texto: “Por muito tempo, na história da Física, considerou-se que o calor era uma propriedade dos corpos, que a possuíam em uma quantidade finita. Este conceito errôneo desapareceu no final do século XVIII. E hoje sabe-se que calor é uma forma de _____ e, portanto, não tem sentido falar em _____ “.
a) energia em trânsito / calor contido nos corpos.
SEMANA 2
1 - Uma bobina contendo 2000 m de fio de cobre teve seu comprimento medido num dia em que a temperatura era de 35 °C. Se o fio for medido de novo em um dia em que a temperatura seja 10 °C esta nova medida indicará (dado o coeficiente de dilatação linear do cobre, α = 1,6.10-5 °C-1):
a) 1,0 m a menos.
2- (UDESC/2012) Em um dia típico de verão, utiliza-se uma régua metálica para medir o comprimento de um lápis. Após medir esse comprimento, coloca-se a régua metálica no congelador a uma temperatura de -10 °C e esperam-se cerca de 15 min para, novamente, medir o comprimento do mesmo lápis. O comprimento medido nesta situação, em relação ao medido anteriormente, será:
a) maior, porque a régua sofreu uma contração.
3- Uma placa retangular mede 10 cm por 20 cm à temperatura de 0 °C. O coeficiente de dilatação linear do material que constitui a placa vale 20 x 10-6 °C-1. Determine: a) A área da placa a 0 °C. b) A variação da área da placa quando a temperatura sobe para 50 °C. c) A área que a chapa tem à temperatura de 50 °C.
a) 200 cm² b) 0,2 cm² e c) 200,2 cm²
4- De quanto é a variação de volume sofrido por uma esfera de um determinado material, que teve sua temperatura aumentada em 70°C? Sabe-se que, antes de ser aquecida, seu volume era de 125 cm3 e que o coeficiente de dilatação volumétrica do corpo é de 60 x 10-6 °C-1 . determine o valor em metros cúbicos.
R: 0,525.
5 - Três potes de cerâmica estão encaixados, um dentro do outro, sendo eles A, B e C, conforme mostrado na imagem ao lado. Indique quais potes podem ser aquecidos e quais podem ser resfriados, para separá-los, utilizando os princípios de dilatação térmica, em que, ao se aquecer um material, suas dimensões aumentam e, ao resfriá-lo, suas dimensões diminuem.
O pote A pode ser resfriado parar ficar menor que o pote B; o pote B pode ser aquecido para ficar maior que o pote A, e depois resfriado para ficar menor que o pote C; e o pote C pode ser aquecido para ficar maior que o pote B.