Física, perguntado por joseanevieiracristin, 9 meses atrás

quando um material é friccionado em outro,os elétrons passam facialmete de um material para o outro,mas os prótons não . porquê?(pemse em termos atômicos.)​

Soluções para a tarefa

Respondido por Theory2342
1

Resposta:

Olá!

Explicação:

Nem todos os elétrons são capazes de serem transferidos de um corpo a outro. Elétrons mais próximos do núcleo, devido a força elétrica de atração, têm uma maior dificuldade em se movimentarem. Os elétrons mais afastados do núcleo atômico que possuem uma maior “liberdade" são chamados de elétrons livres.

Mas, em resposta a sua pergunta, por que os prótons não podem ser transferidos de um corpo a outro com tanta facilidade quanto os elétrons? Porque estão “presos" no núcleo atômico devido a atuação da força nuclear forte, que é a força da natureza responsável por manter os prótons e os nêutrons unidos.

Espero ter ajudado. Se tiver dúvidas, fale.

Respondido por aochagas
1

Quando friccionamos um material em outra, vemos apenas a passagem de elétrons e não de prótons, isso acontece porque os prótons estão aderidos ao núcleo dos átomos, enquanto os elétrons estão nas camadas que circundam o átomo.

Chamamos os átomos esses elétrons de elétrons livres e esses que migram de um material para o outro geralmente estão na camada de valência, a ultima camada eletrônica de um átomo.

O ato de ficção de um material em outro é chamado de eletrização. Dentre os processos de eletrização, esse é chamado de eletrização por atrito.

Esse fenômeno ocorre quando se atrita dois corpos de materiais diferentes, inicialmente neutros, e há a transferência de elétrons de um o outro, ficando, dessa forma, um deles com carga positiva (porque perdeu elétrons) e, o outro, com carga negativa (porque ganhou elétrons).

Veja mais sobre processos de eletrização em: https://brainly.com.br/tarefa/26395042

Anexos:
Perguntas interessantes