Quando surgiu a arte amorial no nodestee
Soluções para a tarefa
Resposta:
O movimento armorial, surgido na década de 70 no Brasil, foi uma vertente artístico-cultural de valorização das artes populares nordestinas. ... Idealizado pelo escritor paraibano Ariano Suassuna, essa manifestação abrangeu a literatura, música, dança, teatro, artes plásticas, arquitetura, cinema, etc.
Explicação:
Quando ouvi “movimento armorial” pela primeira vez, me veio uma imagem mental de centenas de pessoas em marcha pelos direitos de ter porte de arma. Mas não é. Chocante. Movimento armorial é uma vertente artística que busca criar arte erudita partindo de elementos comuns da cultura popular do nordeste brasileiro, abrangendo música, literatura, dança, teatro, cinema, etc.
Entre as representações artísticas importantes valorizadas neste movimento, podemos citar a literatura de cordel, na qual o Movimento Armorial se inspirou, levando os versos para a literatura, a declamação ao teatro, as rimas para a música, e as gravuras para as artes plásticas.
O movimento armorial surgiu na década de 1970, um período de muitas transformações sociais, como a repressão política do regime militar e do movimento Tropicália – que surgiu ainda no fim da década de 60. Quem começou com esse movimento foi o artista Ariano Suassuna. Para ser mais precisa, Suassuna lançou o movimento no dia 18 de outubro de 1970, na Igreja de São Pedro dos clérigos, em Recife.
Ao contrário do sertão apresentado na literatura de Euclides da Cunha, que mostrava algo mais rústico e desgracioso, o sertão apresentado por Suassuna era colorido, alegórico, rico. Foi com Suassuna que o Sertão ganhou uma magia em sua representação e nos encanta ainda hoje, mais de 4 décadas após seu surgimento.