quando Surgiu a Arquitetura
Soluções para a tarefa
A História da arquitetura é uma subdivisão da História da Arte responsável pelo estudo da evolução histórica da arquitetura, seus princípios, ideias e realizações. Esta disciplina, assim como qualquer outra forma de conhecimento histórico, está sujeita às limitações e potencialidades da história enquanto ciência: existem diversas perspectivas em relação ao estudo da arquitetura, a maior parte das quais ocidentais.
Na maioria dos casos (mas nem sempre), os períodos estudados pela História da Arquitetura correm paralelos aos da História da Arte, embora existam momentos em que as estéticas se sobreponham ou se confundam. Não raro, uma estética que é considerada vanguarda nas artes plásticas ainda não ter encontrado sua representação na arquitetura, e vice-versa.
Dos tijolos de barro seco ao concreto armado, das casas mais primitivas aos arranha-céus, das primeiras tumbas sagradas às grandiosas catedrais europeias, de pequenos vilarejos pré-históricos às ilhas artificiais, o arquiteto continua contando a história do Planeta Terra, em linhas, texturas e cores. Assim como acontece com quase toda atividade humana, é difícil determinar um período histórico ou uma região e dizer que a arquitetura começou naquele momento. A primeira notícia que se tem dela está ligada às cidades pioneiras que surgiram no Oriente Médio e na Ásia Central no sétimo milênio a.C. quando as primeiras residências foram construídas, usando tijolos de lama secados ao sol, conhecidos como tijolos crus — material que, ainda hoje, é um dos mais utilizados, principalmente em construções mais populares.
Na Idade da Pedra Lascada, o homem utilizou as cavernas como abrigo, e muitas vezes para ter a posse desse lar, precisou enfrentar animais que ali também habitavam ou se escondiam.
Quando a comida acabava naquela região, ou se sentia acuado frente aos animais, ele procurava outro lugar aonde pudesse sobreviver, por essa razão, o homem primata nesta época, era chamado de "Nômade" (sem local fixo). Como sua fala era ainda pouco desenvolvida, procurava se comunicar através das pinturas nas paredes da caverna, mostrando assim como era o seu cotidiano.
Fonte : Blogsport