Quando somos submetidos a um estímulo sonoro intenso podemos perder a capacidade auditiva temporariamente, no entanto, se esta exposição for repetida, o dano pode se tornar permanente.
A este efeito damos o nome de perda auditiva induzida por ruído (PAIR): quanto mais intenso e repetitivo for o ruído, maior o dano para a audição. A sensibilidade ao ruído, no entanto, varia de pessoa para pessoa. Geralmente, a PAIR se inicia com frequências acima de 4000 Hz e é progressiva, combinando-se com a perda auditiva que ocorre naturalmente com o envelhecimento, podendo até ser confundida com este caso.
A capacidade de audição ou a extensão da perda auditiva é medida pela audiometria, que determina o limiar de audição de tons puros de diversas frequências. O resultado da audiometria é o audiograma que apresenta, em decibéis, o quanto o limiar de audição foi elevado para cada frequência.
Os limiares de audição normais estão entre 0 a 20 dB. Acima de 20 dB, a pessoa já apresenta dificuldade de compreensão da fala em ambientes ruidosos. Entre 40 e 70 dB, o grau de deficiência auditiva é moderado, com maior dificuldade para se compreender a fala. Entre 70 e 90 dB, é preciso falar bem próximo à orelha para que a pessoa consiga compreender. Acima de 90 dB, o grau de deficiência auditiva é classificado como profundo.
A PAIR ocorre em diversos ramos de atividade, no entanto, a frequência é maior nos ramos da construção civil, metalurgia e siderurgia. O risco de problemas aumenta tanto com a intensidade do som (acima de 90 dB(A)), quanto com a duração da exposição. Interrupções durante a jornada de trabalho de trabalhadores submetidos a ambientes ruidosos são favoráveis no sentido de reduzirem o risco da perda auditiva.
Assim, para uma jornada de 8 horas de trabalho, a exposição ao ruído não deve ser maior que:
Escolha uma:
a.
75 db (A).
b.
85 db (A).
c.
105 db (A).
d.
95 db (A).
e.
115 db (A).
Resposta: 85 db
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:Quanto mais se ouve ruídos ou som alto, maior é a probabilidade de prejudicar a audição. Existe uma correlação entre ruído excessivo e perda auditiva.Perda auditiva pode ser também temporária ou permanente. ... As pessoas não gostam de ruídos ou sons intensos.
Explicação:
Respondido por
5
Resposta:
b. 85 db (A).
Explicação:
Correto AVA..........................................................................................................................................................................................................................................................................
Perguntas interessantes