Quando se trata de segurança aeroviária, um dos principais aspectos a ser considerado é a condição de atrito da pista. É por causa do atrito que uma aeronave consegue realizar o procedimento de decolagem, ao atingir a velocidade ideal para levantar voo, e também o procedimento de pouso, em que a aeronave deve se aproximar a uma determinada velocidade e parar antes do final da pista.
( um aparelho utilizado pelas equipes de segurança dos aeroportos para avaliar as condições de aderência da pista)
para a avaliação da aderência, o aparelho lança água sobre a pista. Qual é a justificativa para esse procedimento?
Soluções para a tarefa
Respondido por
107
A água é lançada na pista para simular as condições de atrito durante pousos e decolagens em dias de chuva, principalmente porque, nessas condições, o atrito é menor que em dias secos, o que agrava os riscos nos pousos e decolagens.
Respondido por
33
A agua diminiu o atrito das partes do aviao com a pista, sempre se testa em condicoes mais extremas para que se tenha certeza que havera seguranca em qualquer tipo de pouso.
Entao, lanca-se agua na pista para testar nas condicoes de pouso com chuva, condicao real que pode acontecer e o pouso deve ser seguro mesmo com agua na pista.
E preciso testar tambem o aviao sobre essa aspersao de agua, e necessario verificar se nao havera a entrada de agua nas partes com consequente dano em alguma parte do aviao, portanto testa-se se o aviao esta vedado contra essa agua que espirra no aviao durante o pouso numa pista molhada.
Perguntas interessantes