Administração, perguntado por mariaalicearaujomari, 10 meses atrás

Quando se trata de pesquisa quantitativa, um dos maiores desafios é conseguir coletar dados com margem de erro baixa, pois, ao tratar números e percentuais, um viés na pesquisa pode comprometer toda a análise. No que tange à pesquisa de campo ou até mesmo à pesquisa observacional, é necessária a construção de planilhas para a tabulação dos resultados, seja de questionário ou formulário. De posse disso, precisamos definir um método que seja de fácil utilização e fidedigno ao processo. No caso do Método de Frankenthal (2016), pode-se perceber que há 7 dicas importantes para montar um questionário. Cite cada um dessas dicas e explique-as brevemente.

Soluções para a tarefa

Respondido por HenriqueSauerbronn
50

Resposta:

São sete dicas:  

• Usar linguagem correspondente: Evitar usar termos técnicos que possam dificultar entendimento, bem como evitar se comunicar em uma língua diferente do seu publico (respondente)

• Simples é melhor: Seja direto, organizado e simples. Um questionário muito extenso causa desistência em seu preenchimento.

• Usar escalas: Isso facilita o preenchimento e coloca o tom de opinião dos participantes

• Coerência da codificação dos dados: Associe a melhor alternativa (mais positiva) com o número mais alto e vice versa (desça ate a alternativa mais negativa)

• Por quê?: Explique o porquê de cada pergunta. Deixe claro o seus motivos (da pesquisa) e empodere seus participantes, mostrando o quão importante são suas respostas.

• Ser lógico: Seguir uma sequência lógica e coerente.

• Teste: Realize testes antes de aplicar a pesquisa, com um número pequeno de pessoas. Isso lhe dará insumo para adequá-la (muito longa, muito complicada, etc)  

Explicação:

Respondido por JessicaMeiraSouza
14

1. Procure deixar suas pesquisas o mais simples possível, para que o usuário não se canse facilmente e desista de concluir as respostas.

2. Mantenha uma codificação coerente, ou seja, as suas codificações precisam seguir um raciocínio lógico, que caminhe paralelamente às perguntas da pesquisa.

3. Faça uso de escalas para formular seu questionário, ou seja, ao invés de formular uma pergunta cuja resposta será "sim ou não", monte questões onde o retorno possa ser mais abrangente e você consiga obter informações o suficiente para realizar análises mais profundas, como: concordo totalmente, indiferente, discordo totalmente, concordo parcialmente, etc.

4. Abuse da 'Estratégia do Funil', começando com perguntas mais amplas e vá afunilando para perguntas mais específicas. Mas sempre fazendo uma sequência de perguntas lógicas e que sigam uma linha de raciocínio coerente, sem mudar bruscamente o assunto para evitar confusão dos usuários.

5. Sempre explique o porque das perguntas, como em um questionário de satisfação, por exemplo, que será utilizado para melhorar o atendimento à aquele cliente. Isso faz com que ele se interesse em de fato responder a pesquisa.

6. Use a linguagem dos seus clientes, comunique-se na mesma "língua" que os seus usuários falam, evitando jargões que podem ser confusos para quem for ler. Caso precise usar, defina sempre o significado daquele termo.

7. Antes de ativar seus questionários, realize testes com as suas pesquisas, dê para um número x de pessoas lerem e responderem para sanar dúvidas e aparar arestas como: erros de ortografia, confusão na leitura das perguntas, tempo de resposta, etc.

Espero ter ajudado!

Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/21654465

Anexos:
Perguntas interessantes