Contabilidade, perguntado por liviamarylm, 6 meses atrás

Quando se observam os dados regionais há significativas diferenças. A Região Sul, por exemplo, apresenta a menor desigualdade na distribuição das terras entre os diferentes extratos de área, especialmente nos municípios colonizados por italianos e alemães situados no noroeste do Rio Grande do Sul, na região vinícola da Serra Gaúcha, e aqueles que se localizam na região da agroindústria de aves e suínos, no oeste catarinense e sudoeste paranaense. De acordo com o levantamento, isso se explica pela "estrutura fundiária consolidada pela presença da produção colonial do migrante europeu".
Na outra ponta, fica a Região Nordeste, com elevados níveis de concentração de terras na porção leste do Maranhão e em grande parte do Piauí. O processo de ocupação do território desde o período colonial, marcado pela economia escravista e grandes propriedades pastoris do sertão, ajuda a explicar o panorama, segundo o estudo.
Além disso, a Região Centro-Oeste também vem apresentando desigualdade na distribuição de terras motivada, de acordo com os técnicos do IBGE, pela expansão da soja, que também ocorre nas regiões de Cerrado do oeste baiano. O cultivo desse produto exige emprego de tecnologia e articulação com o comércio mundial de commodities agrícolas, o que impõe uma escala de grande produção para garantir a inserção no mercado.

Com base nas informações apresentadas, avalie as informações a seguir.
I. As informações descritas demonstram que mesmo nos dias atuais, a maioria das regiões do Brasil apresentam uma forte desigualdade na distribuição de terras.
II. Na região Nordeste houve um intenso regime escravista, e ocorreu também relações de dominação. Consequentemente, essa é uma das partes do país em que existe uma maior concentração de terras.
III. A região Centro-Oeste ainda apresenta um alto índice de pobreza e possui uma enorme desigualdade na divisão de terras, o que demonstra que existem dois parâmetros na região: os grandes latifundiários continuam enriquecendo, e a população pobre continua na miséria, mesmo que a região esteja se desenvolvimento economicamente.
IV. As informações demonstram a disparidade entre a região Sul e Nordeste, demonstrando que essa última tem bem menos problemas em termos de desigualdade social.


Está correto apenas o que se afirma em


I e II, apenas.

I, II e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
15

Considerando as informações apresentadas pelo enunciado da questão, temos que as afirmativas corretas são as seguintes: I, II e III. Letra E.

A desigualdade social e econômica consiste em um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade global, visto que o capitalismo é um ponto muito importante.

Tal desigualdade ocorre através do crescimento da camada financeira mais rica, que possui a maior parte do capital, sobrepondo-se em relação a uma parcela mais pobre, que comumente ocupa os cargos básicos do mercado de trabalho.

Diversos pesquisadores realizam estudos relacionados à desigualdade social brasileira defendem que tal questão está correlacionada com problemáticas mais complexas.

Bons estudos!

Respondido por marcostadeu134
4

Resposta:

Resposta Correta:   I, II e III, apenas.

Explicação:

Resposta correta. As informações do texto relatam que em diversas regiões do Brasil existe desigualdade social, mesmo que umas apresentem mais esse problema do que outras, e que essa problemática pode ter sido gerada pelo histórico do país devido aos regimes de colonização e escravocrata. O informe fala também que existem regiões que se encontram em fase de crescimento, mas que isso não é um fator que ajuda na diminuição das desigualdades sociais.

Perguntas interessantes