Quando se fala em instrumentos do Estado, é possível entender que estes são mecanismos que o Estado utiliza a seu favor. Exemplos disso são as forças armadas. Elas são um instrumento de poder e de segurança do próprio Estado. Quando ameaçado, o governo utiliza a força e a coerção militar para aplacar as ameaças. Outro instrumento são as mídias. O governo as utiliza para divulgar, enaltecer seus feitos e exaltar as falhas da oposição. Enfim, instrumento de poder e de segurança é tudo que pode servir de apoio prático ao governo. Mas como entra a educação nesse processo? Em 1933, na Alemanha, Hitler utilizou-a, como forma de propagar os ideais nazistas nas escolas primárias. A ideia é simples. As crianças seriam porta-vozes da ideologia de Hitler aos lares e, ao mesmo tempo, informantes do sistema. Logo, em cada casa havia um soldado-mirim que estaria a serviço do Estado. Na Itália, Mussolini introduziu o mesmo sistema, incluindo a disciplina obrigatória de Educação Física. Essa disciplina serviria tanto para exercitar o físico dos alunos quanto para prepará-los para o combate, caso fosse necessário. No Brasil, Getúlio Vargas, simpatizante da teoria ditatorial de Hitler e de Mussolini, introduziu os mesmos princípios. Agora, para termos a certeza de que entendemos o que é um instrumento do Estado e como a educação é utilizada nesse processo, vamos a um desafio. Em 1942, Getúlio Vargas, por meio do Departamento de Informação e Propaganda (DIP), lançou uma cartilha intitulada Vargas para crianças. A seguir, tem-se um trecho extraído dessa cartilha. Após a leitura, comente a ideologia contida neste texto (máximo 7 linhas). "Crianças! Aprendendo, no lar e nas escolas, o culto da Pátria, trareis para a vida prática todas as probabilidades de êxito. Só o amor constrói e, amando o Brasil, forçosamente o conduzireis aos mais altos destinos entre as Nações, realizando os desejos de engrandecimento aninhados em cada coração brasileiro.” (Texto extraído da Cartilha Vargas para crianças, 1942, Rio de Janeiro (RJ). (CPDOC/CDA Ver. 30)
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A ideologia contida no texto de Vargas mostra claramente a intenção de aproximar e envolver as crianças na proposta do Estado de soberania. Vargas, ao convocar as crianças, chama para si um grupo de apoiadores para o futuro, o qual, ao simpatizar com as ideias de Vargas, se tornará defensor de seus ideais.
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