"Quando se fala em democracia na atualidade, logo se pensa em eleições e representantes, em um parlamento composto por políticos profissionais, em debates políticos que se tornam de conhecimento público apenas pelos meios de comunicação; em suma, pensa-se em uma democracia indireta ou representativa. Quando um ateniense, ao contrário, concebia a sua demokratía, era na participação direta, de corpo presente, em que se pensava [...]".
MEDEIROS, Pedro. Uma Introdução à teoria da democracia. Curitiba: Intersaberes, 2016 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, analise as afirmações a seguir sobre a democracia e a poliarquia.
I. Na poliarquia, diferente da democracia, tem-se sistemas políticos não representativos, de pequena escala (as pólis), onde a competição pelo poder político e o direito de participar da política seriam pouco elevados.
II. A distinção entre a democracia e outras formas de governo estaria exatamente na oportunidade de cada indivíduo vocalizar opiniões em assembleias, votando a respeito dos rumos da cidade, ou seja, de se autogovernar.
III. O caminho menos traumático para que se consolide a poliarquia é aquele com capacidade de produção, inicialmente nas elites, de um sistema viável de confiança mútua, onde os atores políticos relevantes aceitem as regras da disputa política, sem a violência.
É correto o que se afirma em
A)
I, apenas.
B)
II, apenas.
C)
I e II, apenas.
D)
II e III, apenas.
E)
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:A
Explicação:
A
Perguntas interessantes
Biologia,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás