Quando se deseja estabelecer um conceito de diversidade cultural e desigualdade social, percebe-se que há diferenças não só no significado da palavra, mas na constituição do próprio conceito. Diversidade possui significado diferente de desigualdade. No entanto, apesar da diferença, há uma relação entre elas, que se estabelecem a partir da forma em que se constituiu a diversidade num determinado país ou região. Isto posto, disserte sobre o processo e as contribuições da diversidade étnico-cultural brasileira
Soluções para a tarefa
Resposta Esperada:
Na história do Brasil, percebe-se que muitas culturas participaram da formação do seu povo: africanos, europeus e indígenas. Cada uma dessas etnias, seja nas manifestações culturais, linguísticas, costumes, alimentação, crenças, fatores religiosos etc., deixou sua contribuição. Portanto, percebe-se que o Brasil é um país plural, pois a sociedade brasileira é resultado de uma miscigenação. A diversidade está presente nessa miscigenação, de maneira muito acentuada. Deve ser reconhecida, mas tratada em pé de igualdade.
Explicação:
Gabarito
O Brasil é um país miscigenado. Isto implica que a igualdade e a diversidade se relacionam necessariamente, posto que da diversidade não se foge e que a igualdade é um valor que deve ser buscado.
Contudo, a igualdade não pode ser confundida com a isonomia. É preciso, no processo de julgamento da diversidade, dar a cada cultura o que é própria dela, sem buscar eliminar ou extinguir tradições em nome de uma igualdade a posteriori. A desigualdade, afinal, é um fator humano tanto quanto a diversidade.
A busca pela igualdade a todo custo pode ferir as semelhanças benéficas e as diferenças benéficas: igualar as culturas pode matar as misturas entre elas que fazem do Brasil - e de qualquer nação miscigenada - uma potência, em todos os sentidos.
A diversidade, quando se torna fim em si mesmo, acaba por valorizar a diferença pela diferença, sem notar que o que faz a diferença possuir um valor é algo exterior a ela: seu aspecto estético, racional, ético, cultural, espiritual, psicológico etc.
Logo, em nome da igualdade há sempre o perigo político de acabar com a diversidade - diversidade de talento, de vocação, de temperamento, por exemplo. Analogamente, em nome da diversidade, corre-se o perigo de acabar com a igualdade mais cara ao homem: seus sofrimentos, suas angústias e sua dor.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/30731441