Quando se analisa a subordinação portuguesa à Grã Bretanha, destacam-se os privilégios que os súditos ingleses usufruíam em Portugal, como garantias contra o Tribunal da Inquisição [. ] além de uma série de cláusulas vantajosas para o ingleses residentes em Portugal [. ] a partir de vários acordos, sancionados pelo Tratado de Methuen, Portugal estabeleceu com a Inglaterra uma aliança política e uma dependência econômica profunda, quase impossível de ser rompida, mais de um século depois, sem causar grandes danos para o Reino". ALGRANTI, L. M. D. João VI e os bastidores da Independência. São Paulo, Editora Atica, 1987, p. 17. No século XIX, o acontecimento diretamente relacionado com a amplitude dos efeitos do Tratado de Methuen, do século anterior, nas questões econômicas brasileiras foi:
Soluções para a tarefa
Com relação a questão apresentada sobre analise a subordinação portuguesa à Grã Bretanha, no século XIX, o acontecimento diretamente relacionado com a amplitude dos efeitos do Tratado de Methuen, do século anterior, nas questões econômicas brasileiras é descrita na alternativa C.
Sobre o Tratado do Comércio de 1810
Foi um acordo assinado entre Portugal e a Grã Bretanha dia 19 de fevereiro do ano de 1810. Sua finalidade era conservar e estreitar as relações de aliança entre as duas monarquias. Tratava-se de um tratado ilimitado, isto é, sua duração e as suas obrigações e condições eram perpétuas e imutáveis, porém, com possibilidade de revisão após quinze anos.
Complemento da questão:
a. a Independência do Brasil em 1822.
b. a elevação do Brasil a Reino Unido em 1815.
c. o Tratado do Comércio de 1810.
d. a chegada da corte portuguesa no Brasil em 1808.
e. a Abertura dos povos às nações amigas em 1808.
Entenda mais sobre o tratado aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/29656558
#SPJ4