Quando se administra um medicamento, além dos efeitos terapêuticos úteis, podem ser observados certos efeitos indesejados em algumas pessoas. Eles podem ser leves, porém, às vezes, podem até levar à morte do paciente.
Fonte: OLIVEIRA, Dreisson Aguilera. Estudo das principais reações adversas provocadas pelas classes de medicamentos. Unidade 3 – Seção 3. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
Sobre as RAMs, analise as sentenças:
I – Os efeitos adversos que aparecem após doses maiores que as habituais, ingeridas de forma acidental, são consideradas RAMs.
II – Os termos “reação adversa” e “evento adverso” são sinônimos, e significam respostas indesejáveis após administração de medicamentos.
III – Não se recomenda o uso do termo “efeito colateral” para se referir às RAMs, pois este se refere a um tipo específico de efeito.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Escolha uma:
a.
As afirmativas I e II estão corretas.
b.
As afirmativas I e III estão corretas.
c.
As afirmativas II e III estão corretas.
d.
Apenas a afirmativa III está correta.
e.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apenas a afirmativa III esta correta
Explicação:
I )-Os efeitos adversos que aparecem após doses maiores que as habituais, ingeridas de forma acidental, são consideradas RAMs. ERRADO
(Não podem ser considerados RAMs os efeitos decorrentes de doses maiores do que as habituais (superdosagem acidental ...)
II )-Os termos “reação adversa” e “evento adverso” são sinônimos, e significam respostas indesejáveis após administração de medicamentos.ERRADO
(Evento Adverso é definido como qualquer ocorrência médica desfavorável que pode ocorrer durante o tratamento com um medicamento, mas que não possui, necessariamente, relação causal com esse tratamento
A Reação Adversa ao Mdicamento (RAM), por sua vez, é definida como qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas para profilaxia, diagnóstico ou terapia de doenças. No conceito de RAM pode-se observar a existência de uma relação causal entre o uso do medicamento e a ocorrência do problema)