Português, perguntado por viniciusconde991, 3 meses atrás

quando relacionamos oa pilares da autoestima , como podemos relacionar autoaceitacao competencia social com a interação na rede social e a autoestima?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta:

Sócrates, o patrono da filosofia, certa vez disse:  “Ainda não cheguei a ser capaz, como recomenda a inscrição délfica, de conhecer a mim próprio. Parece-me ridículo, pois, não possuindo eu ainda esse conhecimento, que me ponha a examinar coisas que não me digam respeito. Não são as fábulas que investigo: é a mim mesmo.”

Desde o período clássico da Grécia Antiga, os filósofos já abordavam uma das maiores questões do ser humano: quem somos nós? quem sou eu? O aforismo grego “conhece a ti mesmo” já demonstrava uma grande preocupação acerca do “eu interior”. Para eles, quem tem conhecimento de si, tem conhecimento de tudo. Mas quem sabe tudo de si?

Hoje em dia somos bombardeados com informação, padrões de beleza, competições, metas e outras coisas que nos fazem perder a noção que temos de nós mesmos a fim de nos encaixarmos na sociedade. A autoestima é um dos grandes pilares da nossa essência, e devemos cultivá-la com muito cuidado, dia após dia.

O que é autoestima?

O psicoterapeuta e autor do livro “Os seis pilares da autoestima”, Nathaniel Branden, definiu a autoestima como:  “Confiança em nossa capacidade de pensar; confiança em nossa habilidade de dar conta dos desafios básicos da vida; confiança em nosso direito de vencer e sermos felizes; a sensação de que temos valor e de que merecemos e podemos afirmar nossas necessidades e aquilo que queremos alcançar nossas metas e colher os frutos de nossos esforços.”

Em poucas palavras, autoestima é a visão que temos de nós mesmos, ainda que inconsciente.  É o valor e qualidades que relacionamos a nós mesmos, o conhecimento que temos de nossos potenciais e a maneira com que lidamos com as dificuldades diárias sem deixar pra trás pedaços de nossa essência.

Erroneamente, as pessoas associam autoestima com arrogância, prepotência e a simplesmente gostar de si mesmo. Mas não é bem assim. Autoestima é ter confiança no próprio potencial, e essa confiança pode se dar de maneira elevada ou baixa, ou seja, sendo autoestima alta ou autoestima baixa, ambas são autoestima.

Espero ter ajudado!!

Perguntas interessantes