Quando queimamos uma folha de papel, obtém-se um material escuro de massa menor que o papel tinha antes de queimar. Já a combustão da palha de aço produz um material de massa maior .Como pode-se explicar essas observações aparentemente contraditórias?
Soluções para a tarefa
Resposta&Explicação::
A perda de massa na combustão do papel resulta na diminuição da massa porque quase todos os produtos dessa combustão são gasosos e se dispersam na atmosfera.Se os produtos da combustão do papel não escapassem para o ar E se a quantidade de oxigénio que reagiu tivesse sido medida na balança antes da combustão, juntamente com a folha de papel, após a queima a balança provavelmente indicaria a mesma massa.
Assim, para a combustão do papel temos a seguinte equação:
papel + oxigénio → cinza + produtos gasosos
Mas como não é o caso, para a combustão do papel na balança seria,papel⇒cinza
Quanto a palha de aço ela é uma liga de ferro com pequena quantidade de carbono. Na presença de oxigénio, o ferro pode sofrer uma oxidação e produzir óxido de ferro. Considerando que tanto o ferro como o aço reagem com o oxigénio equação química:
ferro + oxigénio ⇒ óxido de ferro
Ela aumenta de massa depois da combustão porque antes da combustão a balança não indica a massa de oxigénio que seria incorporada a ela,ou seja para a combustão de palha de aço na balança seria
Ferro⇒óxido de ferro.
Espero ter ajudado,bons estudos!
A.K.G