Quando o tubarao come, sempre caem restos alimentares pelos cantos da sua boca. Entao, muitos peixinhos se aproxima e devoram os restos deixados pelo tubarao. Qual e a relacao ecologica que se estabelece entre os peixinhos e o tubarao?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A relação é o mutualismo cooperativo ou então a cooperação interespecífica pois duas espécies diferentes estão atuando juntas e ajudando uma a outra ( o tubarão ficará com os cantos da boca limpa e o peixe se alimentará)
Respondido por
1
O comensalismo é a associação entre indivíduos de espécies diferentes na qual um deles aproveita os restos alimentares do outro sem prejudicá-lo. O animal que aproveita os restos alimentares é denominado comensal. Exemplo de comensalismo muito citado é o que ocorre entre a rêmora e o tubarão. A rêmora ou peixe-piloto é um peixe ósseo que apresenta a nadadeira dorsal transformada em ventosa, com a qual se fixa ao corpo do tubarão. A rêmora é transportada pelo tubarão, o que lhe proporciona significativa economia de energia, ao passo que o tubarão não é prejudicado, uma vez que o peso da rêmora é relativamente insignificante. Diz-se que a rêmora se alimenta dos restos alimentares do tubarão.
Um outro exemplo é o das hienas, que se aproveitam de restos deixados pelo leão.
Um outro exemplo é o das hienas, que se aproveitam de restos deixados pelo leão.
Perguntas interessantes