Quando o objetivo é analisar e investigar as causas do acidente de trabalho, a literatura aborda preferencialmente dois métodos: o método da árvore de causas e o método de causa-efeito. Esses métodos servem de auxílio para o profissional responsável pela análise e investigação das causas de um acidente de trabalho. Considerando as diferenças entre ambos os métodos, analise as afirmativas a seguir:
I. Em relação ao método da árvore de causas, pode-se afirmar que o mesmo se baseia na construção de diagramas que relaciona o acidente aos riscos que contribuíram para que ele acontecesse.
II. Os nexos encontrados durante a investigação do acidente pelo método da árvore de causas são: sequência, conjunção, disjunção, indivíduo, tarefa, material, e meio de trabalho.
III. Sobre o método de causa-efeito, pode-se afirmar que o mesmo se baseia na análise das causas através da construção de um diagrama também denominado Espinha de Peixe ou Diagrama de Ishikawa.
IV. O método de causa-efeito parte da teoria que o acidente não é provocado por uma única causa e, por este método, são analisadas seis causas possíveis para o acidente: mão de obra, máquina, meio ambiente, método, materiais e medidas.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II e III, apenas.
b.
II, III e IV, apenas.
c.
I, III e IV, apenas.
d.
I, II e IV, apenas.
e.
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
Resposta:
I, III e IV, apenas.
Explicação:
Respondido por
10
Resposta:
I, III e IV, apenas.
Perguntas interessantes