Quando jovem, Antônio Vieira acreditava nas palavras, especialmente nas que eram ditas com fé. No entanto, todas as palavras que ele dissera, nos púlpitos, na salas de aula, nas reuniões, nas catequeses, nos corredores, nos ouvidos dos reis, clérigos, inquisidores, duques, marqueses, ouvidores, governadores, ministros, presidentes, rainhas, príncipes, indígenas, desses milhões de palavras ditas com esforço de pensamento, poucas - ou nenhuma delas - havia surtido efeito. O mundo continuava exatamente o de sempre. O homem, igual a si mesmo. Essa passagem do texto faz referência a um traço da linguagem barroca presente na obra de Vieira; trata-se do: *
0 pontos
( ) O gongorismo, caracterizado pelo jogo de ideias.
( )cultismo, caracterizado pela exploração da sonoridade das palavras.
( )cultismo, caracterizado pelo conflito entre fé e razão.
( )conceptismo, caracterizado pelo vocabulário preciosista e pela exploração de aliterações.
( )conceptismo, caracterizado pela exploração das relações lógicas, da argumentação.
( )Outro:
Soluções para a tarefa
Resposta:
(e)
Explicação:
conceptismo, caracterizado pela exploração das relações lógicas, da argumentação.
A referência a um traço da linguagem barroca presente na obra “Boca do Inferno”, de Vieira; trata-se do conceptismo, caracterizado pela exploração das relações lógicas, da argumentação. Alternativa correta, letra E.
Inspirado na obra do poeta espanhol Francisco de Quevedo (1580-1645), o Conceptismo, também chamado de Quevedismo, é o “jogo de ideias”. Trata-se de um estilo literário muito explorado no período do Barroco, e tem por prioridade, valorizar o conteúdo textual.
Utilizando-se de:
- Argumentos racionais
- Pensamento lógico
- Retórica aprimorada
Surgiu no século XVII na Espanha, e seus autores tinham como objetivo convencer o leitor e instruí-lo através de argumentos, fazendo sempre o uso de uma linguagem concisa.
Continue seus estudos sobra a obra:
https://brainly.com.br/tarefa/34816262
Bons estudos!