quando Fernão Magalhães] descobriu que a Terra era esférica
Soluções para a tarefa
Outro grande pensador e matemático grego, Eratóstenes, foi além e conseguiu medir a circunferência da Terra. Ele descobriu que ao meio-dia, em uma certa cidade do Egito, o Sol estava sempre acima da sua cabeça. Mas em outra localidade, o Sol não subia tanto naquela exata hora do dia.
Desde então, o fato de a Terra ser redonda se tornou o senso comum, pelo menos entre as pessoas mais poderosas e ilustradas.
Mais recentemente, muitos exploradores conseguiram completar a volta ao mundo. O português Fernão de Magalhães circunavegou a Terra entre 1519 e 1522, algo que teria sido muito mais difícil de fazer caso o planeta tivesse uma borda.
No entanto, mesmo antes do feito de Magalhães, navegadores mais atentos já tinham percebido que a Terra era redonda, ao observarem que, ao apontar rumo a um objeto alto, como uma montanha, o topo aparece sobre o horizonte antes de todo o resto.
Fernão de Magalhães é um nome pouco conhecido se o compararmos a Cristóvão Colombo ou a Pedro Álvares Cabral. No entanto, os feitos desse navegador português, nascido em 1480, se equiparam aos de Colombo e Cabral quando estes descobriram as Américas e o Brasil.
É que no dia 20 de setembro de 1519, Magalhães deu início a uma viagem que faria 'cair por terra' alguns dos principais paradigmas vigentes na época.
Apesar de ter morrido antes de concluir seus planos de navegação, o navio comandado por ele foi o primeiro na História a circumnavegar o globo, provando que o mundo era redondo.
Fernão de Magalhães estudou cartografia e navegação e, no início da juventude, já navegava à serviço da coroa portuguesa. Em uma de suas expedições ao Oriente tornou-se amigo de Francisco Serrão, que veio a ser o feitor das ricas ilhas das Molucas, na Indonésia.
Através desta amizade, Magalhães teve acesso a informações preciosas sobre a localização daquelas ilhas que tinham especiarias em abundância, consideradas o ouro da época.
De volta a Lisboa, em 1513, das muitas riquezas que consquistou, o navegador trouxe pouca coisa consigo: apenas algumas moedas de ouro e um escravo. E não demorou muito a cair no ostracismo da corte portuguesa de D. Manuel.
Einstein apresentou uma solução diferente, no início do século 20, mas essa, que requer análise em quatro dimensões, quase todos continuam sem entender.