Quando falamos de sistemas econômicos, estamos tratando não apenas dos modelos de economia praticados pelas nações, mas também da forma como eles alteram as formas de organização social, ao determinarem as formas de produção, de consumo e de distribuição de renda. Ao influenciar a organização social, por meio do trabalho e de seus frutos, os sistemas econômicos empreendem também uma forma de relacionamento com o poder político, com o Estado, podendo estar a ele associado ou se tornar parte das ideologias políticas que o direcionam.
Assim, podemos dizer que as sociedades se organizam a partir de regras e de conceitos norteadores que compõem o comportamento social, o sistema político e o sistema econômico, como estruturas que caracterizam as dinâmicas e os fenômenos sociais. De que forma os sistemas econômicos influenciam as sociedades?
A)
Os sistemas econômicos influenciam as sociedades porque definem as possibilidades de produção e de acumulação de riquezas, promovendo uma sociedade rica ou pobre.
B)
Os sistemas econômicos não influenciam as sociedades, mas são influenciados por elas, uma vez que a economia depende do tipo de intervenção escolhida pelo Estado, definida pelo contexto político.
C)
Os sistemas econômicos não influenciam as sociedades porque são produtos de escolhas racionais, definidas pelos grupos sociais pertinentes, que traçam os modelos de ação econômica.
D)
Os sistemas econômicos influenciam as sociedades porque são eles os fatores determinantes para a constituição dos aparatos políticos que fomentarão as leis e as regras de convivência.
E)
Os sistemas econômicos influenciam as sociedades porque o modo de produção e consumo ajuda a definir regras, práticas e lugares sociais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
B
Explicação: Os sistemas econômicos influenciam as sociedades porque o modo de produção e consumo ajuda a definir regras, práticas e lugares sociais.
RESPOSTA CORRETA Sistemas econômicos promovem influências muito significativas nas organizações e nas estruturas sociais, já que são responsáveis pela forma de organização do trabalho, da produção e do consumo, que pode resultar em uma sociedade altamente consumista ou voltada ao bem-estar comum, intensificando desigualdades sociais pela concentração de renda ou estimulando e promovendo a equidade por meio de práticas de produção e/ou consumo sustentável ou consciente.
Perguntas interessantes
Biologia,
4 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
Sociologia,
4 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás