quando e onde o teatro que conhecemos hoje se originou
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O teatro como nós o conhecemos hoje surgiu na Antiguidade, mais
precisamente na Grécia antiga, e foi herdado pelos romanos. Quando a
Igreja Católica se tornou a religião oficial do Império Romano, tudo que
lembrava o paganismo foi eliminado, inclusive o teatro, que passou a
ser proibido.
Houve duas vertentes na Idade Média que sobreviveram, ainda que de forma deturpada, e deram origem ao que seria o Teatro Renascentista, já no final da Idade Média: o auto-de-fé, uma encenação da própria Igreja, em geral culminada pelo enforcamento ou queimada de um herege, que foi adquirindo caráter cada vez mais teatral já no final da Idade Média, como o teatro de Gil Vicente. Os temas eram sempre religiosos, como episódios bíblicos, a paixão de Cristo, a vida dos santos ou moralidades, motivo pelo qual inicialmente foi tolerado, depois estimulado dentro das igrejas e conventos.
A segunda vertente, proibida e censurada, era feita por artistas ambulantes (os saltimbancos), que andavam de aldeia em aldeia encenando comédias, como até hoje fazem os palhaços de circos e suas improvisações. Geralmente eles faziam personagens fixos (mais ou menos como no Chaves, do SBT), criando situações diferentes onde sempre apareciam bordões, físicos e orais. Esse tipo de encenação acabou gerando a Comedia dell'Arte, já no final da Idade Média, e que inspirou os comediógrafos do Classicismo francês e italiano. Já o teatro sacro inspirou o Barroco espanhol, português e inglês (inclusive Shakespeare, que retomou algumas temáticas gregas).
Houve duas vertentes na Idade Média que sobreviveram, ainda que de forma deturpada, e deram origem ao que seria o Teatro Renascentista, já no final da Idade Média: o auto-de-fé, uma encenação da própria Igreja, em geral culminada pelo enforcamento ou queimada de um herege, que foi adquirindo caráter cada vez mais teatral já no final da Idade Média, como o teatro de Gil Vicente. Os temas eram sempre religiosos, como episódios bíblicos, a paixão de Cristo, a vida dos santos ou moralidades, motivo pelo qual inicialmente foi tolerado, depois estimulado dentro das igrejas e conventos.
A segunda vertente, proibida e censurada, era feita por artistas ambulantes (os saltimbancos), que andavam de aldeia em aldeia encenando comédias, como até hoje fazem os palhaços de circos e suas improvisações. Geralmente eles faziam personagens fixos (mais ou menos como no Chaves, do SBT), criando situações diferentes onde sempre apareciam bordões, físicos e orais. Esse tipo de encenação acabou gerando a Comedia dell'Arte, já no final da Idade Média, e que inspirou os comediógrafos do Classicismo francês e italiano. Já o teatro sacro inspirou o Barroco espanhol, português e inglês (inclusive Shakespeare, que retomou algumas temáticas gregas).
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