Quando e onde foi a guerra de canudos?
Soluções para a tarefa
A Guerra de Canudos, ou Revolta de Canudos, aconteceu entre 1896 e 1897, tendo local no Arraial de Canudos, Bahia.
Um resumo da Revolta de Canudos: Foi um movimento de caráter messiânico e Populista, motivado pela extrema pobreza em que viviam os habitantes da região e o relativo descaso do governo federal com a sua situação. Teve como líder Antônio Conselheiro, que, por apoiar a monarquia, era visto pela República Brasileira, recém-fundada, como uma ameaça, tendo sido a revolta reprimida com extrema violência pelo exército brasileiro.
Presidente Prudente de Moraes:
Era Presidente do Brasil, à época, Prudente de Moraes, o primeiro presidente civil da história da Nossa República e que teve o governo marcado pela defesa dos interesses dos latifundiários, medidas econômicas que prejudicaram o desenvolvimento nacional e pela reação violenta aos movimentos contestadores.
A região de Canudos:
A região, localizada na parte norte do estado da Bahia, próximo da fronteira com Sergipe e Pernambuco, era extremamente pobre, havendo poucas oportunidades para os sem-terra locais, que viram em Canudos a oportunidade de superar uma situação de extrema exclusão social.
As quatro campanhas:
O exército brasileiro empreendeu quatro campanhas para destruir Canudos, cada uma delas mais equipada - e violenta - que a outra. A primeira se deu em Outubro de 1896 e a última em Outubro de 1897, tendo contado esta última, que foi "bem-sucedida" contado com mais de 8 mil homens equipados com as armas mais modernas do exército brasileiro. Os "revoltosos" foram exterminados, tendo lutado bravamente até o último homem, e Canudos foi destruído.
Mais sobre a República Brasileira em:
https://brainly.com.br/tarefa/2672306