História, perguntado por pollygt2013, 1 ano atrás

quando dizemos " o povo romano", " o homem romano "."a mulher romana" e " os romanos", temos de ter ciencia de que a generalização esconde diversidade e complexidade. Justifique e dê exemplos

Soluções para a tarefa

Respondido por CarlosRoosevelt
6
O termo "Povo romano" é bastante genérico, mas no que diz respeito ao Homem Romano há sim certa complexidade, afinal, ele vai passar por uma série de rituais até conseguir sua Cidadania (obtida com a Toga Viril e, daí, encontrará seu lugar na sociedade como certa autonomia, seja como Magistrado, seja como Militar). Ainda tem o caso do Pai de família (Pater Potesta, o ilimitado poder do Pai sobre os filhos), por exemplo, o caso de Tito Manlio que executou o filho que desobedeceu não apenas o Pater Potesta (ao desobedecer as ordens do Pai), mas desobedeceu as ordens do Consul ao aceitar um desafio de força fora das fileiras inimigas. O poder do Pai não poderia ser questionado, pois a sociedade romana se alicerçava no patriarcalismo e, no caso de insubordinação por parte do filho, como este filho (quando virar Pai), poderá exigir seus direitos (Pater Potesta) previstos em Lei?!
Um tiro no pé.
Já a Mulher Romana era sempre associada ao Marido ,no caso, ela era a Matrona e era o melhor que poderia alcançar naquela situação, pois no caso dela perder o marido ou mesmo em idade avançada, ela deveria estar associada a alguma figura masculina, seja o Irmão, o Irmão do marido ou aos filhos.
Perguntas interessantes