ENEM, perguntado por viniciusoliver4590, 1 ano atrás

Quando desempenho meus deveres de irmão,de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo deencargos que contraí, pratico deveres que estãodefinidos fora de mim e de meus atos, no direito e noscostumes. Mesmo estando de acordo comsentimentos que me são próprios, sentindo-lhesinteriormente a realidade, esta não deixa de serobjetiva; pois não fui eu quem os criou, mas recebi-ospor meio da educação. Assim, também o devoto, aonascer, encontra prontas as crenças e as práticas davida religiosa; o sistema de sinais de que me sirvopara exprimir pensamentos; o sistema de moedas queemprego para pagar dívidas; os instrumentos decrédito que utilizo nas relações comerciais; as práticasseguidas na profissão etc., etc., funcionamindependentemente do uso que delas faço. Taisafirmações podem ser estendidas a cada um dosmembros de que é composta uma sociedade,tomados uns após outros. Estamos, pois, diante demaneiras de agir, de pensar e de sentir queapresentam a propriedade marcante de existir fora dasconsciências individuais. Esses tipos de conduta ou depensamento não são apenas exteriores ao indivíduo,são também dotados de um poder imperativo ecoercitivo, em virtude do qual se lhe impõem, querqueira, quer não.Émile Durkheim. As regras do método sociológico. José AlbertinoRodrigues (Org.). Trad. Laura Natal Rodrigues. Rio de Janeiro:Companhia Editora Nacional, 1984, p. 1-2 (com adaptações).No segmento de texto acima, Durkheim trata,sobretudo,A da anomia social.B da solidariedade social.C da consciência coletiva.D do fato social.E das representações coletivas

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
1

D do fato social.

O autor acima representa, de forma digna, a conceituação de fato social, que compreende a ideia de que os sujeitos como cidadãos estão expostos a coerção da regra e estabelecimentos sociais.

Diante disso, mesmo com concepções e noções internas, a coerção social se mostra mais impositiva, e torna-se capaz de moldar o caráter e pensamento das pessoas, tornando-as mais sujeitas as intenções da massa popular.

Perguntas interessantes