Sociologia, perguntado por Pedro5444, 9 meses atrás

Quando crianças são privadas de alimentação de assistência à saúde adequadas, podem haver reflexos no seu desenvolvimento ao longo de toda sua vida adulta. EXPLIQUE de que maneira as políticas públicas de assistência social podem diminuir essa grave situação brasileira

Soluções para a tarefa

Respondido por jhecibio
6

Resposta:

Acompanhamento diaria e rotineiro. Desenvolvimento social igualitario. Educação de qualidade. Cumprimento das normas estabelecidas pelo conselho de etica de leis de diretrizes e bases e do eca.

Explicação:

Toda criança tem direito perante a lei de alimentação, moradia, educação, saude, bem estar, entre outros aspectos que vc pode analisar no site da fiocruz : http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitodacrianca.htm

PRINCÍPIO 1º

Toda criança será beneficiada por esses direitos, sem nenhuma discriminação por raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou riqueza. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!

PRINCÍPIO 2º

Toda criança tem direito a proteção especial, e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade.

PRINCÍPIO 3º

Desde o dia em que nasce, toda criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.

PRINCÍPIO 4º

As crianças têm direito à crescer com saúde. Para isso, as futuras mamães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Toda criança também têm direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica!

PRINCÍPIO 5º

Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais! Porque elas merecem respeito como qualquer criança!

PRINCÍPIO 6º

Toda criança deve crescer em um ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário. O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.

PRINCÍPIO 7º

Toda criança tem direito de receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver suas habilidades. E como brincar também é um jeito gostoso de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e se divertir!

PRINCÍPIO 8º

Seja em uma emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber proteção e socorro dos adultos.

PRINCÍPIO 9º

Nenhuma criança deverá sofrer por pouco caso dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem será levada a fazer atividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.

PRINCÍPIO 10º

A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer em um ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.

Respondido por Matheusieti
3

Dentre as políticas públicas de assistência no caso apresentado nós podemos citar: o acompanhamento das crianças, além da busca por atividades de inclusão, dentro do ambiente escolar assim como fora dele, visto que toda e qualquer criança tem o direito a proteção especial.

Podemos citar também as políticas do ECA que orientam:

O ECA alia esse conceito a construção social e histórica, pois o ambiente familiar, a instituição escolar e até o meio em que o indivíduo vive longe desses dois espaços, podem ter profunda relação com seu crescimento.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/11461810

Anexos:
Perguntas interessantes