Quando criança, eu adorava brincar no quintal e na horta da minha avó Zezé. Mexendo na terra úmida, eu e meus primos competíamos para ver quem conseguia encontrar o maior número de tatuzinhos-de-jardim. Também conhecidos como tatus-bolinha, bichos-de-conta, dentre outros nomes, esses simpáticos animais são crustáceos, ou seja, parentes próximos dos camarões, lagostas e caranguejos.
Ao contrário dos seus “primos” aquáticos, os tatuzinhos são capazes de viver (e muito bem) em terra firme. Da capacidade de se enterrar no solo e de sua aparência encouraçada veio o nome “tatuzinho”. [...]
Na natureza, os tatuzinhos desempenham um importante papel ecológico: eles são detritívoros, ou seja, se alimentam de matéria orgânica em decomposição, como folhas e madeira. É por isso que eles são comuns em hortas, jardins e quintais.
Lá na horta da minha avó Zezé, assim que desenterrávamos os tatuzinhos, eles se enrolavam como uma bolinha, protegidos pela sua carapaça, para se defenderem. Mas logo eram devolvidos ao seu lar a salvo, após contarmos quantos tatuzinhos cada um de nós tinha encontrado. No fim, todo mundo saía vencedor, aprendendo um pouco mais sobre a vida desses pequenos seres tão interessantes.
COSTA, Henrique Caldeira. Quantos tatuzinhos-de-jardim você já encontrou? O quê? Não conhece esses animais? Pois a CHC vai apresentá-los aqui! In: Ciência hoje das crianças. Disponível em: . Acesso em: 1 fev. 2021. Fragmento.
Com base nesse texto, os tatuzinhos são detritívoros, ou seja, se alimentam de
caranguejos.
lagostas.
matéria orgânica em decomposição.
parentes próximos dos camarões.
00001116672777sp:
Resposta b
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Explicação:
Qual é a resposta ?
Respondido por
1
Resposta:
é a alternativa C
espero ter ajudado
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás