Quando comparamos o processo de industrialização das principais potências mundiais, podemos afirmar que: *
Enquanto na Inglaterra o modelo adotado se baseou nos princípios do liberalismo clássico e contou com a participação do capital privado no desenvolvimento da infraestrutura e das economias de aglomeração, na Alemanha, o Estado teve um forte papel no desenvolvimento da infraestrutura e das indústrias de base, processo conhecido como Via Prussiana.
Ao contrário da Europa, onde o processo de industrialização foi baseado no contexto do liberalismo clássico de Adam Smith ao longo do século XVIII, no Japão, esse processo só teve início no século XIX, no período conhecido como Era Meiji, e se caracterizou pelo forte investimento estatal na economia, criando um modelo socialista de desenvolvimento.
Ao contrário da Europa, a Oceania não é uma região industrializada. Mesmo a Austrália e a Nova Zelândia, apesar de apresentarem elevados indicadores socioeconômicos, são países agrícolas e dependentes do turismo como principais atividades econômicas.
A maior economia de aglomeração da Europa é a região conhecida como Vale do Ruhr, localizada na porção sul do território alemão, na fronteira com a Áustria. Dentre os fatores que explicam essa grande concentração industrial, destacam-se a grande presença de carvão mineral e a hidrovia do Danúbio.
A industrialização japonesa ocorreu somente no final do século XX e contou com fortes investimentos americanos. Por ser um país pobre em recursos naturais e energéticos, a indústria desse país se localiza no litoral, nas proximidades das áreas portuárias para facilitar o acesso às matérias-primas importadas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
c) tenho certeza kk
mariajuniorlindaa:
mto obrigada gato
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás