quando aprendem a falar as crianças já interiorizam uma gramática que organiza a sua produção linguistica
lorevazanpeaugz:
isso é verdadeiro?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá!
No processo de aquisição da linguagem, segundo a teoria gerativista proposta de Noam Chomsky, existe a existência de uma Gramática Universal (doravante GU), a qual possibilita a aquisição da língua nativa. Ou seja, nascemos com a capacidade inata de desenvolver a linguagem sendo propensos a aprender.
Chomsky afirma que:
- O vocabulário médio de um adulto em sua língua nativa, por exemplo, alcança em torno de 50 mil palavras, codificadas por cerca de 40 unidades distintivas de som de fala (fonemas). O vocabulário médio de um adulto em sua língua nativa, por exemplo, alcança em torno de 50 mil palavras, codificadas por cerca de 40 unidades distintivas de som de fala (fonemas).
- “Não repete simplesmente o que lhe dizem: com as regras que depreendeu das frases ouvidas, forma inúmeras outras, inclusive nunca ouvidas. Quer dizer, desde as primeiras etapas a criança ‘cria’ suas frases. Essa criatividade é justamente o traço característico da gramática que a criança internaliza. A ‘graça’ da linguagem infantil não está nos erros que comete, mas nas suas engenhosas tentativas (com muitas criações individuais) de utilizar o código fornecido pelos adultos. “
Concluímos que somos exposto a um número limitado de fonemas e palavras e somos capazes de desenvolver, com um número finito de palavras, sentenças infinitas.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás