Quando a República foi proclamada e seus ideais escritos na bandeira nacional, governadores da província, senadores e diversos setores se articularam para impor uma ordem e progresso a sua maneira. Trabalhadores empregados deveriam se submeter a jornadas extenuantes e a qualquer sinal de reclamação deveriam ser multados. Trabalhadores sem emprego que se submetiam a morar com suas famílias em pequenos cubículos deveriam obedecer a agentes municipais que constantemente os consideravam sujos, desordeiros e responsáveis pela proliferação de doenças. Para andar nas ruas, não bastava ser cidadão, tinha que se vestir de modo aburguesado, ou fiscais de posturas poderiam te perseguir. Vielas, ruas, centros e praças não poderiam mais ser local de vendedores ambulantes".
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A proclamação da República não foi um movimento popular, pelo contrário, foi um movimento da elite brasileira pois a monarquia não atingia mais aos seus interesses.
Assim, com a reforma da capital e demolição de prédios, especialmente cortiços, higienização da cidade, além da vacinação compulsória, grande parte da população restou insatisfeita.
A alternativa correta é a E – colocaram prédios abaixo, despejaram famílias, tudo em prol de uma modernidade que garantiria, para as classes mais altas, a ordem na cidade e o progresso.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás