Pedagogia, perguntado por grazifermino, 1 ano atrás

Quando a Europa viveu sua expansão marítima e comercial, se iniciou o processo de ocidentalização planetária. Uma longa jornada marcada pelo encontro dos europeus com inúmeras civilizações. Nada seria igual na vida do invasor e invadido. As mudanças aconteceriam na intensidade da relação que a Europa viveu com os mais diferentes povos e lugares. Hoje, vivemos uma intensidade nas relações entre as civilizações, porém, muitos dos povos que cruzaram o caminho da Europa ocidental foram dizimados. Ainda vivemos conflitos entre as civilizações, e não é por acaso que os imigrantes são temas constantes da atualidade. Neste aspecto, a Antropologia pode contribuir para rompermos com preconceitos e pré-conceitos.
Nesse sentido, sobre a Antropologia como ciência, no contexto de sua formação e sua atuação na atualidade, analise as alternativas e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A Antropologia ainda se limita a cuidar dos povos não-europeus e sua condição natural, seu contato com o chamado "mundo civilizado". Para os antropólogos, a contaminação com os valores do ocidente destrói, decompõe e anula o estado original dos povos.
Alternativa 2:
A preocupação com os povos durante a expansão marítima e comercial europeia sempre foi benéfica aos invasores. Melhorou sua qualidade de vida alterando os modos primitivos de conduta e introdução de comportamentos eficientes na vida econômica.
Alternativa 3:
As migrações cada vez mais constantes ocorrem com pessoas de melhor renda e qualificação. Hoje, os que atravessam as fronteiras, mesmo que de forma ilegal, são trabalhadores que não tem dificuldade de se inserirem no mercado de trabalho com uma renda média razoável.
Alternativa 4:
O processo migratório da atualidade tem uma relação histórica com as condições da conquista e colonização europeia. Muito do desenvolvimento material de territórios e povos está associado à economia capitalista estabelecida pelas nações europeias, mas muitos dos problemas também.
Alternativa 5:
O processo de colonização efetuado pela Europa não estabelece relação com a atualidade. O processo de conquista e exploração dos territórios não alteraram as condições de vida das civilizações de continentes como Ásia e África. As migrações que assistimos hoje são por motivadores pontuais e de curta existência.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
18

Podemos concluir que a Antropologia ainda se limita a cuidar dos povos não-europeus e sua condição natural, isto é, antes de seu contato com o chamado "mundo civilizado".

Podemos então compreender que segundo a visão de variados antropólogos, a contaminação com os valores do ocidente destrói, decompõe e anula o estado original dos povos.

Alternativa 1.

Abraços!


karinarodrigues49: Esta errada
eulermelop97kmt: Então qual a resposta correta?
any8734: gente alguém sabe a resposta certa por favor. ?
verlainegomes2019: Na minha concepção a alternativa : A
miriameinsfeld: D : O processo migratório da atualidade tem uma relação histórica com as condições da conquista e colonização europeia. Muito do desenvolvimento material de territórios e povos está associado à economia capitalista estabelecida pelas nações europeias, mas muitos dos problemas também.
any8734: obrigado
macrisliberato: Não pode ser a 1, pois a antropologia não se limita apenas ao homem não-europeu
cristianegvalle: realmente não é a 1, pois foi a alternativa que coloquei e errei.
Respondido por cristianegvalle
0

Resposta correta corrigida pela Unicesumar: O processo migratório da atualidade tem uma relação histórica com as condições da conquista e colonização européia. Muito do desenvolvimento material de territórios e povos está associado à economia capitalista estabelecidas pelas nações europeias, mas muito dos problemas também.


any8734: sabem se tem alunos da unicessumar cm grupo de pedagogia .?
Perguntas interessantes