Quando a criança começa a apresentar atitudes e comportamentos que rompem com algumas expectativas dos pais, dos professores ou de outros agentes da comunidade, surge o encaminhamento ou a busca espontânea pelo psicólogo. É neste momento que podem ser problematizadas, questionadas, as relações dos pais e da criança consigo mesmos, com os outros e com o mundo. É neste contexto que o psicodiagnóstico se propõe explicitar o sentido da experiência do cliente. Mesmo sendo a criança a precisar de atendimento psicológico, são os pais que arcam com muitos dos custos do atendimento infantil: o tempo para levar e buscar o filho, o pagamento das sessões e os possíveis efeitos transformadores do atendimento infantil na dinâmica da família. Assim, sem informações, apoio, motivação e empenho para esse atendimento, fica difícil esperar que os pais estejam dispostos a levá-lo adiante. Nesse sentido, o psicólogo precisa trabalhar também com os pais.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as possibilidades de atuação do psicólogo com a família.
Escolha uma:
a.
Os pais devem participar de todo o processo de testagem psicológica, permanecendo, inclusive, dentro da sala durante os procedimentos.
b.
A primeira sessão com os pais desenvolve-se, em geral, a partir do questionamento a respeito do motivo da consulta, para que o processo de diagnóstico faça sentido para eles também. CORRETO CONFERIDO PELO AVA
c.
O psicólogo pode optar por trabalhar apenas com a criança de início e apenas na última sessão fazer a devolutiva para os pais.
d.
Os pais não devem interferir em nenhum momento do psicodiagnóstico, sendo do psicólogo a opção de chamar ou não os pais para permanecerem em sala durante os procedimentos.
e.
Seria adequado que a criança passasse pela testagem psicológica com a presença dos pais em sala e posteriormente, fosse avaliada separadamente.
Soluções para a tarefa
Letra B: sobre as possibilidades de atuação do psicólogo com a família, pode-se dizer que a primeira sessão a ser desenvolvida com a presença dos pais deve envolver o questionamento sobre a razão da consulta, a fim de que o diagnóstico e seu professo tenha sentido para os pais.
Os pais devem se preocupar e, quanto possível, participar do processo, o que é positivo. tanto na elaboração do psicodiagnóstico quanto na realização da própria psicoterapia, pois permite que ele faça parte e compreenda o processo, o que também auxilia a criança e o trabalho do psicólogo.
Resposta:
A primeira sessão com os pais desenvolve-se, em geral, a partir do questionamento a respeito do motivo da consulta, para que o processo de diagnóstico faça sentido para eles também.
Explicação: