História, perguntado por brelia500, 1 ano atrás

Qualquer que tenha sido o avanço britânico, ele não se deveu à superioridade tecnológica e científica. Nas ciências naturais, os franceses estavam seguramente à frente dos ingleses. Felizmente, poucos refinamentos intelectuais foram necessários para fazer a Revolução Industrial. Suas invenções técnicas foram bastante modestas, e sob hipótese alguma estavam além dos limites de artesãos que trabalhavam em suas oficinas ou das capacidades construtivas de carpinteiros, moleiros e serralheiros: a lançadeira, o tear, a fiadeira automática. Nem mesmo sua máquina cientificamente mais sofisticada, a máquina a vapor rotativa de James Watt (1784), necessitava de mais conhecimento de física do que os disponíveis então há quase um século. (HOBSBAWM, Eric. J. A era da revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981).
1 - Tradicionalmente,o desenvolvimento técnico e científico é colocado como principal elemento para a Revolução Industrial .Qual a visão de Hobsbawm sobre esse assunto


brelia500: Por favor , preciso urgentemente

Soluções para a tarefa

Respondido por delayofgame2009
15
Hobsbawn critica a ideia de que a Grã-Bretanha estivesse a frente dos demais países tecnologicamente, para ele a nação se destacava por questões naturais (como a existência de recursos naturais propícios) e principalmente no contexto econômico, com uma estrutura de comércio e transporte estabelecida, mercado consumidor (interno e principalmente externo, no tocante à extensão do Império Britânico na época, existiam colônias por quase todos os continentes), mão-de-obra, capital para investimento, etc.


:)

delayofgame2009: Resumidaço!
Respondido por TalitaaTT
3

Resposta:

A alternativa correta é a letra d) (As assertivas I, II e IV são as corretas).

Explicação:

Fruto da revolução comercial nos séculos anteriores, assim como outros fatores, como a existência de um Estado com tendências liberais que cobrava menos impostos e estimulava o empreendedorismo, foi a acumulação de capital pela classe burguesa.

Esse capital excedente, acabou sendo drenado para o desenvolvimento de novas tecnologias, que levaram à revolução industrial e à explosão de produção no século XIX.

Perguntas interessantes