QualKolb (1984) desenvolveu o chamado ciclo de aprendizagem vivencial, que apresenta quatro estágios. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1) Experiência Concreta
(2) Observação Reflexiva
(3) Conceituação Abstrata
(4) Experimentação Ativa
( ) aplicação dos conceitos e modelos em novas situações; relaciona-se à capacidade de tomar decisões e resolver problemas;
( ) compreensão e formação de conceitos abstratos e generalizações; implica criar conceitos que articulem as reflexões e observações em teorias lógicas;
( ) vivência da realidade pela apreensão de impressões e sensações; pressupõe o pleno envolvimento em novas experiências;
( ) reflexão sobre o que foi vivenciado; consiste em pensar sobre a experiência concreta a partir de diferentes perspectivas ou esquemas.
Alternativas
Alternativa 1:
1, 2, 3, 4.
Alternativa 2:
2, 1, 4, 3.
Alternativa 3:
3, 2. 4, 1.
Alternativa 4:
3, 4, 1, 2.
Alternativa 5:
4, 1, 3, 3.
Soluções para a tarefa
A sequência correta dessa associação é:
Alternativas
Alternativa 1:
1, 2, 3, 4.
Alternativa 2:
2, 1, 4, 3.
Alternativa 3:
3, 2. 4, 1.
Alternativa 4:
3, 4, 1, 2.
Alternativa 5:
4, 1, 3, 3.
Resposta:
vou colocar a resposta do que cada um significa ja que minha ordem esta diferente
Explicação:
Experiência concreta: É o jogo em si, a participação da pessoa no jogo, que equivale à vivência de algo concreto (como se fosse um evento da vida real).
Observação e reflexão: É a fase de análise do que ocorreu durante o jogo. É o momento de "parar para pensar" sobre o que ocorreu e como ocorreu. Nesta fase, procura-se trazer à tona e tornar claros os eventos relevantes vividos na experiência.
Conceituação abstrata: São as generalizações que a livre discussão entre os participantes pode trazer. São as conclusões do grupo a partir dos debates gerados em sequência à fase de análise do ocorrido durante o jogo.
Experimentação ativa: É o teste para as generalizações extraídas do jogo, na fase anterior, o qual depende fundamentalmente da capacidade de assumir riscos da pessoa que decide experimentar o conceito recém-adquirido, numa situação que justifique a aplicação do mesmo. Essa situação pode ser da vida real. Esse teste irá gerar uma nova experiência concreta (o acontecimento em si, que poderá validar ou não a conclusão/generalização da fase de conceituação abstrata) e o ciclo recomeça na medida em que analisamos o ocorrido.
(1) Experiência Concreta
(2) Observação Reflexiva
(3) Conceituação Abstrata
(4) Experimentação Ativa