História, perguntado por mayararamos15, 11 meses atrás

qual tipo de produção do monocultura causou maior impacto ao meio ambiente do território potiguaras presente até os dias de hoje?​

Soluções para a tarefa

Respondido por pcfonseca201835
3

Resposta:

Monocultura representa a produção agrícola de um único produto realizada, geralmente, em latifúndios. Essa prática agrícola está associada a impactos ambientais

Consequências da monocultura

A monocultura é uma prática agrícola e pecuária que provoca diversos problemas ambientais. O cultivo de um único produto é extremamente prejudicial ao solo, visto que uma única espécie cultivada sempre em uma mesma área acaba esgotando todos os nutrientes presentes no solo, levando-o à exaustão e ao empobrecimento nutricional.

A monocultura também requer intenso uso de agrotóxicos e fertilizantes, que, se usados com intensidade e de maneira incorreta, provocam a contaminação dos solos, dos lençóis freáticos e dos recursos hídricos próximos à área de cultivo.

Outro problema ambiental associado à prática de um único produto agrícola é o desmatamento. Para viabilizar a produção, é necessário retirar a cobertura vegetal de extensas áreas. O desmatamento, além de provocar alterações climáticas da região, provoca perda da biodiversidade e desequilíbrio ecológico, já que muitas espécies perdem seu habitat e sua fonte de alimentação.

Perguntas interessantes