Qual são os tipos da reprodução para os seres vivos?
Soluções para a tarefa
São vários os tipos de reprodução dos seres vivos, mas todos eles podem ser agrupados em duas categorias: reprodução sexuada e reprodução assexuada.
A reprodução assexuada, é um processo biológico através do qual o organismo produz uma cópia geneticamente igual a si, sem a intervenção dos gametas. Os novos seres vivos podem nascer a partir de fragmentos do outro ser vivo, os indivíduos que surgem são geneticamente idênticos entre si, ela ocorre quando se forma clones a partir de um ser vivo,essa reprodução pode ocorrer pelo meio da mitose, bipartição e brotamento, na bipartição os indivíduos se dividem em dois.
Reprodução Sexuada implica a combinação de materiais genéticos de indivíduos de sexo diferentes (macho e fêmea ), ou seja, para ocorrer esse tipo de reprodução são necessários os gametas do macho e da fêmea (espermatozoides e óvulos), o que não ocorre na reprodução assexuada.
Nas plantas a reprodução assexuada é também frequente, utilizando-se esta capacidade reprodutiva na agricultura. Por exemplo, as laranjas da Bahia (sem sementes) provêm todas do mesmo clone (considerando clone o conjunto de todos os seres geneticamente idênticos, provenientes de um mesmo ser vivo), a partir de uma laranjeira mutante aparecida na região da Bahia no Brasil. Efectivamente, esta árvore, ao não produzir sementes só se pode reproduzir por enxerto ou estaca.
Há vários tipos de clonagem asexuada
Os mais conhecidos são: a fragmentação, a partenogénese, a bipartição, a gemulação, a esporulação e a multiplicação vegetativa.