Geografia, perguntado por asfsafasfsa, 9 meses atrás

Qual preocupação existe entre crescimento demográfico e meio ambiente? O que está sendo feito
para amenizar este problema?

Soluções para a tarefa

Respondido por barbarakubota2
3

Resposta:

população mundial, ao longo dos últimos séculos, elevou-se em um ritmo exponencial, muito embora as últimas décadas tenham apresentando certa desaceleração nesse crescimento. O principal marco para o aumento do número de habitantes na Terra foi a Revolução Industrial a partir do século XVIII em diante, que possibilitou o crescimento das cidades e uma acelerada urbanização, que inicialmente ocorreu nos países desenvolvidos e, atualmente, manifesta-se no mundo subdesenvolvido.

As condições sanitárias precárias no período de formação e expansão daquelas que são hoje consideradas grandes cidades do mundo (Nova York, Londres, Paris, entre outras) fizeram com que as taxas de mortalidade fossem altas, o que compensava o crescimento da natalidade. Porém, com o tempo, melhorias sociais foram desenvolvidas e as taxas de mortalidade diminuíram, provocando o crescimento da população.

Atualmente, a população mundial está estimada em 7,2 bilhões de pessoas, o que gera preocupação por parte de muitos sobre como esse grande número de habitantes utilizará os recursos naturais disponíveis na Terra. Será que o planeta conseguirá atender as demandas e o nível de consumo de tantas pessoas?

O fato é que, realmente, o nível de exploração e utilização dos recursos naturais vem se expandindo, sendo atribuído por muitos como uma consequência do crescimento massivo da população. No entanto, se fizermos uma análise mais cuidadosa, poderemos perceber que não necessariamente o aumento de pessoas é o responsável pelo aumento da exploração da natureza pelo ser humano. Afinal, mesmo com o crescimento populacional desacelerando-se atualmente, o consumo vem se expandindo, e tal expansão ocorre de maneira desigual no mundo.

Os Estados Unidos, por exemplo, possuem cerca de 6% de toda a população existente no mundo, mas consome cerca de ¼ de todos os recursos do planeta. Em alguns casos, como o do petróleo, os norte-americanos consomem mais do dobro do que o segundo colocado nesse ranking consome, que é a China. Alguns apontamentos indicam que, se todos os países mantivessem o mesmo padrão de vida dos EUA, seriam necessários quatro planetas Terra e meio para aguentar tal intensidade de consumo. Afinal, além da cultura consumista, ainda existe a intensiva obsolescência programada ou planejada, em que os equipamentos eletrônicos tornam-se obsoletos (técnica ou psicologicamente) em um período muito rápido, aumentando a demanda por novos produtos e, consequentemente, por mais recursos. E isso sem falar da grande produção de lixo.

Algumas organizações e entidades internacionais afirmam que o planeta produz, atualmente, uma quantidade de alimentos e recursos suficientes para cerca de nove bilhões de pessoas, o que, no entanto, não impede que quase 1 bilhão de habitantes sofram com o problema da fome e da miséria extrema, a maioria concentrada nos países subdesenvolvidos. Portanto, o que se nota não é a escassez de recursos – sobretudo alimentares – frente ao aumento do número de pessoas, mas a má distribuição e a falta de acesso a esses elementos, fruto das relações de desigualdade e pobreza acentuada em várias partes do planeta.

O crescimento da população do planeta causa preocupação quanto à disponibilidade de recursos

O crescimento da população do planeta causa preocupação quanto à disponibilidade de recursos

espero ter ajudado:)

me desculpa de texto longo :)


barbarakubota2: obg @asfsafasfsa por agradecer pela responta pois isso é muito importante para mim
barbarakubota2: qualquer coisa estou aqui para ajudar;)
Respondido por valessandra863
3

Explicação:

Atualmente com o avanço das tecnologias para se preservar e conservar a vida, o crescimento da população tem se tornado cada vez mais admirável, mostrando números realmente expressivos.

Mostrado recentemente em estatísticas, a população mundial ultrapassou os sete bilhões de habitantes, afirmando assim, o grande avanço da medicina e dos centros urbanos para a preservação da qualidade de vida.

espero ter ajudado

Perguntas interessantes