qual parte da região Sudeste facilita a prática da agricultura?
Soluções para a tarefa
Explicação: Agricultura na região Sudeste: zona tem papel importante no agronegócio nacional
A agricultura da região sudeste é muito importante para a economia local, mesmo com o peso da indústria. Cana de açúcar é a principal cultura.
A região sudeste é a que mais contribui com o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Juntos, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo são responsáveis por mais da metade de toda a riqueza produzida pelo Brasil.
A economia paulista é a que mais se destaca. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apenas o estado de São Paulo contribui com mais de 30% do PIB Brasileiro, sendo que sua capital, por si só, produz 10% de toda a riqueza nacional. A diferença com o segundo colocado, o Rio de Janeiro, é grande: os fluminenses movimentam 11,6% da economia do país.
Por mais que boa parte desta riqueza seja devido às indústrias (São Paulo é o maior parque industrial da América Latina), a agricultura da região sudeste também é estratégica para a zona, gerando empregos e movimentando a economia a nível local e nacional.
Resposta:
A Região Sul conta com uma série de fatores que contribuem para uma alta produtividade agropecuária, dentre elas os solos são férteis e as chuvas regulares durante o ano.
Além das contribuições naturais para alcançar uma boa produção, outros elementos são fundamentais para o desenvolvimento de uma agropecuária de precisão.
Nos últimos tempos uma grande parcela das propriedades rurais presentes na Região Sul ingressou em uma nova etapa produtiva, que está diretamente ligada ao uso de tecnologias em criação de animais e cultivo de diferentes culturas.
Na pecuária utiliza-se orientação técnica, realiza-se uma seleção genética dos animais aproveitando de suas viabilidades econômicas, inseminação artificial, uso de medicamentos, rações especiais para ganho de peso, ordenha mecânica para dinamizar o trabalho e melhorar a qualidade, entre outros.
Já na agricultura são utilizadas novas técnicas de plantio e manejo, como correção de solo, rotação de culturas, plantios diretos, manejo de solo, além do emprego de tecnologias, como tratores, plantadeiras, colheitadeiras, implementos em geral e insumos agrícolas (inseticidas, herbicidas e fertilizantes) e etc.
O processo de mecanização e modernização do campo contribuiu para a profissionalização das atividades rurais preocupada cada vez mais com os índices de produtividade, que automaticamente leva ao lucro. A Região Sul, através dessas evoluções, ocupa um lugar de destaque na produção agropecuária, abastecendo dessa forma o mercado interno e externo em diferentes tipos de produtos rurais.
A agricultura da região sudeste é muito importante para a economia local, mesmo com o peso da indústria. Cana de açúcar é a principal cultura.