Geografia, perguntado por luizapereira4621, 8 meses atrás

Qual os sintomas que o corpo apresenta quando está necessitando
de água?

Soluções para a tarefa

Respondido por Mirabilis
1

Olá, como está?

A urina se torna amarela escura.

Se beber água regularmente, a urina é diluída e tem um aspeto transparente. Mas quando o organismo está desidratado, os rins guardam o máximo de água que conseguem para continuarem a executar a sua função: libertar resíduos do corpo. A urina acaba por se concentrar mais, o que, uma vez que fica mais ácida do que o normal, pode trazer problemas aos órgãos do sistema urinário.

Dores de cabeça e cansaço.

Facto: para o cérebro funcionar em plenitude, o organismo tem de estar hidratado. São várias as vezes que procuramos por alimentos que dão energia, mas a água é um elemento fundamental para se sentir mais proativa. Se estiver desidratada, o trabalho das enzimas (que ajudam o processo metabólico do corpo) começa a falhar e é normal que sinta dores de cabeça e tonturas.

Asma e alergias.

Sabia que enquanto respira está a perder água? Sim, isto acontece, mas em forma de vapor (é por isso que é possível embaciar uma janela com a respiração). Quando o estado de desidratação já é elevado, o corpo armazena o máximo de água possível e fecha as vias respiratórias, o que leva, consequentemente, à dificuldade em respirar normalmente.

Além disto, as mucosas da boca começam a secar, a garganta começa a ficar irritada e o nosso organismo começa a produzir mais histamina – uma substância produzida para atuar contra a alergias.

Problemas de pele.

Antes de mudar de creme, pense que o problema da sua pele poderá vir da desidratação. É através da urina e do suor que o corpo liberta a maioria das toxinas. Por isso, se urinar pouco, a acumulação desta substância pode trazer vários problemas.

Problemas nas articulações.

Para as articulações funcionarem normalmente têm de ter um líquido, chamado sinovial, que ajuda os ossos, músculos, ligamentos e tendões a trabalharem normalmente e a corresponderem a qualquer exercício. É constituído essencialmente por água e, por isso, a sua escassez afeta todos estes tecidos.

Aumento de peso.

A água pode ajudar a manter o peso ou a perdê-lo. Quando as células estão privadas de energia é normal que sinta cansaço e isto poderá levá-la a comer. Na verdade, por vezes, basta beber água.

A água gelada, por exemplo, dá um boost de energia ao corpo e faz com que a comida seja processada de forma mais eficiente.

Envelhecimento precoce.

Tal como o Little Things escreve, imagine o seu corpo como uma planta. Sem água suficiente as folhas começam a secar e a ficar com um aspeto ressequido. O corpo funciona da mesma forma. Sem água, a pele e outros órgãos vão começar a “murchar” e a envelhecer prematuramente. É claro que isto leva ao aparecimento de rugas e à descoloração da pele.

Irritação constante.

É possível que se sinta irritadiça, confusa e mais ou menos farta de tudo. Ao invés de culpar o trabalho, a família ou o namorado, a solução pode passar simplesmente por beber água. A desidratação leva à baixa pressão arterial e isto faz com que o sangue e oxigénio não cheguem ao cérebro.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes